Esta ladaínha do diesel e da gasolina já me mete um bedume do carailh!!
Vamos lá ser muito francos e directos!
A moda do diesel no tuning / picaria só pegou por um motivo e em especial cá na tuga porque:
- é muito mais fácil dar carga num diesel.. e porquê? porque basta dar pressão ao turbo!é o tuning do pobre. dá-lhe mais pressão no turbo, mexe no débito do combustível e tá feito! (a embraiagem patina? não tenho travões? os pistões vão saltar fora? sa fod@! )nos motores a gasolina é mais complicado porque a maior parte dos carros a gasolina não usam turbo.. não precisam da ajuda do turbo para andar.. e o pobre que tenha um carro a gasolina que queria pô-lo a andar mais tem de gastar mais.. ele é linhas de escape, colectores, arvores de cames, injectores, borboletas, admissão, etc.. e mesmo assim.. e quem se aventura a meter um turbo num motor a gasolina ou sabe o que está a fazer ou sai merd@.. porque é bem mais complexo e arrisca-se a deitar dinheiro ao lixo.Quem tem a sorte de ter um carro a gasolina já turbinado de origem tem a vida mais facilitada mas são poucos os carros assim (eh pá por acaso tenho um! :lol: )
Mas também vos digo.. dá-me mais pica conduzir um suzuki swift 1.3 gti com 100cv do que o meu A4 Turbo com 150.. no A4 parece que vais de avião, nem sentes a estrada mas no swift que pesa prai 800kg, 100cv a cortar às 8500 rpm... até me dá tusa só de me lembrar!
Gostam mais da sensação do binário? Eh pá tudo depende da concepção do motor, não do combustível.. os carros dos states são a gasolina mas são concebidos para terem binários monstruosos! (O Dodge Viper por ex mas existem muitos outros) E só vejo a necessidade de binário em carros mais pesados.. no Suzuki por exemplo não preciso do binário pra nada.
Aliás (corrijam-me se estiver enganado) em competições de Drag só vejo diesel em carros tuga e pouco mais.. porque lá fora a maior parte do pessoal aposta em motores a gasolina! Os melhores carros para Drag que eu me aperceba são Skylines, Supras, Evos.. carros com bem mais de 1000cv!
Aliás, a gasolina até cheira bem! O gasóleo cheira mal!
Agora mais a sério.. eu não sei o que o que o sujeito da ibiza fez mas conseguiu o objectivo.. ganhou a corrida, ponto.E fez um bom tempo.Mas pessoalmente acho que dá mais gozo mexer num carro a gasolina.. ainda há dias mostraram-me um projecto de um civic com carburadores duplos weber.. *baba*
Pra mim foi a melhor explicação do que significa 'TDI do aço' de todos os tempos :lol:
Merecias um prémio pah.. Ahahahaha
Pode não andar nada, mas se faz fumo é 'aço'...
Faço minhas as tuas palavras em absolutamente td, e a respeito dos projectos lá de fora, TDI's alterados só lá pros lados da Europa do Leste daqueles malucos, do resto só vejo a gasolina!!!
E atenção que TDI's há em uma infinidade de países, e em praticamente nenhum deles vês essas aberrações que mais parecem os polvos a fugirem de seus predadores..