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Depois disto tudo vem entao o ja falado AFR , em todos os carros o AFR nao é calculador pela pressao mas sim pelo caudal. A melhor forma de controlar o fumo é ter algo como uma maf a ler esse mesmo caudal... muitos carros nem sequer tem na centralina a "preocupaçao" da pressao que o turbo faz... querem X ar e o turbo vai fazer pressao ate conseguir.
Depois tem a camara de combustao , isto nos TDIs trata se de algo cm cerca de 20ml (a sua area agora nao me ocorre) onde a atomizaçao e mistura do gasoleo e ar é feita mais eficazmente e cabe ao sistema de injecçao ser capaz de colocar o maximo de gasoleo possivel em tempo suficiente para nao injectar fora dessa camara. Ou seja , se conseguirem colocar quantidades brutais de gasoleo em tempos muito curtos(pressoes de injecçao altas e bicos grandes) na teoria a potencia sera infinita se o acompanharem cm o oxigenio ideal.
Na pratica obviamente existem limites mecanicos.
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Ora Art, atão vê lá se me esclareces umas ideias já que não quero cometer o mesmo erro que num tópico anterior …
Atão, como o AFR é controlado pela centralina e a prioridade é “chegar” ao valor correcto em determinado momento, o que acontece na maioria das repros é a injecção de combustível necessária ser imediatamente injectada no cilindro devido às velocidades de resposta dos injectores e, claro, das pressões, débito, dimensão dos bicos dos injectores, etc..., enquanto que com a disponibilidade do ar já não acontece o mesmo, pois os turbos demoram bastante mais tempo a debitar a pressão necessária, correcto???? Ou seja, se temos o combustível necessário na camara de combustão e o oxigénio necessário não, vai então originar o habitual fumo que geralmente ocorre em baixas e quando se calca, né???
Agora, explica-me só mais uma coisa, atão e com os motores a gasolina?? Há uns tempos atrás ouvi dizer que as repros em motores a gasolina não se baseiam a aumentar a injecção de combustível (como nos diesel) mas sim a diminuir, podes-me explicar melhor??? É que para mim não faz muito sentido, pois também existem injectores de maior débito para motores a gasolina, por exemplo, os injectores do S3 são de 386cc enquanto que os meus são apenas de 205cc...