Turbo Maior... Para que? toda a verdade... [By:MiniShark]



Depois disto tudo vem entao o ja falado AFR , em todos os carros o AFR nao é calculador pela pressao mas sim pelo caudal. A melhor forma de controlar o fumo é ter algo como uma maf a ler esse mesmo caudal... muitos carros nem sequer tem na centralina a "preocupaçao" da pressao que o turbo faz... querem X ar e o turbo vai fazer pressao ate conseguir.

Depois tem a camara de combustao , isto nos TDIs trata se de algo cm cerca de 20ml (a sua area agora nao me ocorre) onde a atomizaçao e mistura do gasoleo e ar é feita mais eficazmente e cabe ao sistema de injecçao ser capaz de colocar o maximo de gasoleo possivel em tempo suficiente para nao injectar fora dessa camara. Ou seja , se conseguirem colocar quantidades brutais de gasoleo em tempos muito curtos(pressoes de injecçao altas e bicos grandes) na teoria a potencia sera infinita se o acompanharem cm o oxigenio ideal.
Na pratica obviamente existem limites mecanicos.
...

Ora Art, atão vê lá se me esclareces umas ideias já que não quero cometer o mesmo erro que num tópico anterior :)
Atão, como o AFR é controlado pela centralina e a prioridade é “chegar” ao valor correcto em determinado momento, o que acontece na maioria das repros é a injecção de combustível necessária ser imediatamente injectada no cilindro devido às velocidades de resposta dos injectores e, claro, das pressões, débito, dimensão dos bicos dos injectores, etc..., enquanto que com a disponibilidade do ar já não acontece o mesmo, pois os turbos demoram bastante mais tempo a debitar a pressão necessária, correcto???? Ou seja, se temos o combustível necessário na camara de combustão e o oxigénio necessário não, vai então originar o habitual fumo que geralmente ocorre em baixas e quando se calca, né???
Agora, explica-me só mais uma coisa, atão e com os motores a gasolina?? Há uns tempos atrás ouvi dizer que as repros em motores a gasolina não se baseiam a aumentar a injecção de combustível (como nos diesel) mas sim a diminuir, podes-me explicar melhor??? É que para mim não faz muito sentido, pois também existem injectores de maior débito para motores a gasolina, por exemplo, os injectores do S3 são de 386cc enquanto que os meus são apenas de 205cc...
 
Rede preta e atirado ao tejo fazia de camaroeiro :D :D ca granda xunning... :D aposto que aquele xoques foi comprado naquelas lojas boas de peças... :D ...

isto sim é carro á maxo:

img3673a.jpg

img3669r.jpg


mm assim tirava lhe a alcatifa do chão para ser mesmo á duro :D hahahahaha
 
Olha que não :D

O S3 volta e meia fazia fuminho preto .. e respirava saúde... :twisted:

A Mercedes a mesma coisa :D

tipo isto?! parece um barco a flutuar...


Eu ate posso meter la o carvão mas tu tens que levar as febras :D:D
:D
:D
E o matos desta vez carrega a geleira

se for como as ''fotos'' bem que morres à sede de tanto esperar que a geleira chegue ao destino :D
 
Last edited by a moderator:
Boas,
o que acontece cm as repros nos diesel que fazem fumo é exactamente isso , a quantidade de ar ainda nao chegou aos valores que devia e ja estao a injectar gasoleo a mais pelo que vai fazer fumo seja em altas ou baixas.
Em baixas é mais facil acontecer isso e com turbos maiores pois obviamente tem mais dificuldade em encher.
Para nao fazer fumo tem de haver um certo tempo , dai o lag dos diesel de origem , para que exista ar suficiente para fazer correctamente a combustao.
Outro grande problema dos diesel é que é um combustivel sujo pelo que a sua queima nao é so da parte que da potencia (cetano) mas sim de todos os outras partes da sua composição química.
E é daqui que vem a teoria de que com fumo anda mais... o fumo é nada mais que as outras partes do gasoleo,alem do cetaneo, que nao tiveram tempo de queimar ou pressão suficiente. Esse fumo tambem origina temperaturas de escape muito mais altas.

Ja essa situaçao de tirar gasolina andarem mais acontece muito nos Honda atmosfericos onde a mistura é a ideal para a durabilidade do motor , bem longe de qualquer possibilidade de detonaçao , mas baixando o combustivel o motor fica mais forte mas tambem menos fiavel.
No caso de motores turbo a gasolina é tambem possivel a mesma coisa , mas tendo em conta que se controla o ar disponivel no motor atraves do turbo normalmente é sempre aumentada a quantidade de combustivel.

Um carro com injectores de 386cc vs um de 205cc , o de 386 sera capaz de no mesmo tempo , a mesma pressao , injectar praticamente o dobro do combustivel do outro sendo mais eficiente para potencias mais altas. Ja os de 205cc conseguira ser mais eficiente para baixas rotaçoes e menos potencia.

Cumps

Ora Art, atão vê lá se me esclareces umas ideias já que não quero cometer o mesmo erro que num tópico anterior :)
Atão, como o AFR é controlado pela centralina e a prioridade é “chegar” ao valor correcto em determinado momento, o que acontece na maioria das repros é a injecção de combustível necessária ser imediatamente injectada no cilindro devido às velocidades de resposta dos injectores e, claro, das pressões, débito, dimensão dos bicos dos injectores, etc..., enquanto que com a disponibilidade do ar já não acontece o mesmo, pois os turbos demoram bastante mais tempo a debitar a pressão necessária, correcto???? Ou seja, se temos o combustível necessário na camara de combustão e o oxigénio necessário não, vai então originar o habitual fumo que geralmente ocorre em baixas e quando se calca, né???
Agora, explica-me só mais uma coisa, atão e com os motores a gasolina?? Há uns tempos atrás ouvi dizer que as repros em motores a gasolina não se baseiam a aumentar a injecção de combustível (como nos diesel) mas sim a diminuir, podes-me explicar melhor??? É que para mim não faz muito sentido, pois também existem injectores de maior débito para motores a gasolina, por exemplo, os injectores do S3 são de 386cc enquanto que os meus são apenas de 205cc...
 
eu que nao percebo nada de horta... Maior explosao = mais calor... obra bem 3x5 15... se o material de orige esta feito para agantar x se de repente fica sujeito a y ...

Ahhhhh por isso é que o pessoal so sai com esses super carros á noite... e de dia andam a pastar...

Upssss lá tou eu a falar de mais e dar má fama á malta da banha da cobra...
 
eu que nao percebo nada de horta... Maior explosao = mais calor... obra bem 3x5 15... se o material de orige esta feito para agantar x se de repente fica sujeito a y ...

Ahhhhh por isso é que o pessoal so sai com esses super carros á noite... e de dia andam a pastar...

Upssss lá tou eu a falar de mais e dar má fama á malta da banha da cobra...

Mas olha lá que estradas fazes tu ??? eu faço a A8 todos os dias sentido torres vedras lisboa entre as 8h30 e as 10h e Sentido lisboa torres vedras entre as 18h 19h e costumo encontrar alguns leons e ibizas fumarentos :D para nao falar em lisboa mais na zona de sintra. O pior que apanhei foi na A1, um ibiza que praticamente parou o transito pois era tanto o fumo que ninguém conseguia ver nada... esse devia andar como CRLH :D ninguém o apanhava :p ... ou não
 
Last edited:
Back
Top