Então é assim, hoje tirei o dia para sondar as autoridades estatais e também com a suposta entidade arbitral do sector automovel(CASA)e fiquei DOIDO com as respostas que recebi:
IMTT - sim, somos obrigados a fazer a troca do software "maligno" caso contrário ficamos com a matricula cancelada. Perguntei onde estava isso escrito ou qual o artigo que me obrigava a isso e com essa penalidade...resposta: mande um email que depois respondemos.
Perguntei que se estava ali é porque queria uma resposta agora uma vez que tinha recebido um ultimato muito grave(cancelar as matriculas do meu Audi que ainda não tem 2 anos).
Resposta: O SEU CARRO ESTÁ ILEGAL, NEM DEVIA ESTAR A CIRCULAR!
o Quê? Tenho o carro ilegal? Mas eles foram homologados por voçês!!!
Resposta: tem fazer a troca do software e pronto.
Conclusão: O decreto de lei deve-se chamar: TEM QUE TROCAR O SOFTWARE E PRONTO.
Centro arbitral do sector automovel (CASA)- Fui aconselhado por uma juiza deste centro a fazer a troca do software caso contrario podem mandar cancelar a matricula.
E fiz as mesmas perguntas: a resposta foi que existem correntes mais fortes e que ela não consegue explicar, mas que sempre podia pedir indmnização devido à situação criada pela marca, ou seja termos sido enganados, só que podia levar anos e não se sabe os desfecho.
Porreiro pá!!!
Bem... perante isto e tendo em conta que tenho uma viatura nova e que já falto ao trabalho para me chatear, que a marca não está a ter respeito nenhum pelo cliente, que supostamente comprei uma viatura Premium para não me chatear durante uns anos e sei que vou ter graves problemas no futuro, já estou a pensar na sua troca e quem sabe para breve. VAG nunca mais...isso podem ter a certeza.
Mais uma curiosidade da nossa republica das bananas: vejam a diferença da resposta entre o FAQ do site Audi tuga e o Espanhol em relação à troca de software:
TUGA:
O meu veículo está afetado, será reprovado na inspeção periódica obrigatória?
-
Sim. Foi determinado pela autoridade nacional, IMT (Instituto de Mobilidade Terrestre), que a ação é de realização obrigatória, a sua não realização pode implicar a reprovação na inspeção periódica obrigatória.
ESPANHOL
Preguntas frecuentes
Mi coche está afectado, ¿pasará la ITV?
-
Sí. En todo caso, si su vehículo realiza la intervención se asegurará de que su vehículo cumple con todos los requerimientos ante posibles nuevas exigencias de las autoridades, particularmente a la hora de realizar la Inspección Técnica de Vehículos (ITV). Es por ello que le recomendamos encarecidamente que la lleve a cabo.
Há coisas fantásticas não há?