Veículos tinham software que impedia a medição correcta de emissões.

De facto, isto é mais que triste. Se essa atualização realmente faz a EGR ir para as couves devido aos ciclos de combustão incompletos, então isto vai ser engraçado :|
 
a marca faz porcaria, o cliente inocente passa a culpado...
Eu ainda não recebi nada...a ver vamos
A EGR foi a vida depois da atualização? Elimina-se...e não sou nada adepto de eliminar EGR's e companhia..
 
a marca faz porcaria, o cliente inocente passa a culpado...
Eu ainda não recebi nada...a ver vamos
A EGR foi a vida depois da atualização? Elimina-se...e não sou nada adepto de eliminar EGR's e companhia..
Tambem sou totalmente contra.
Mas se a soluçao passa por aí para minimizar custos fora do razoavel, que remedio.
 
Repor não dá mas dá para refazer para o que estava. Parece a mesma coisa mas não é.
Ja li um post de um feedback de alguém que fez isso exactamente
https://www.facebook.com/rubenrodriguesegasmoniz/posts/1519899568050332:0


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O que essa pessoa disse foi o que me foi dito pela PKE, eles depois fazem uma repro por cima que vem "corrigir" a porcaria da atualização.
O meu A3 foi importado mesmo na altura do dieselgate, embora na altura tenha falado com um concessionário Audi para saber como é que se iria passar e para pedir os histórico do carro( eles ficaram com os meus dados todos,mas o carro entretanto mudou de nome, não sei se será essa a causa) ate hoje ainda não apareceu nada...
E também foi tudo falado por email, se calhar a coisa ficou esquecida a caixa de e-mails :lol:
Mas não vou chatear o diabo que se não ainda me aparece a carta daqui uns dias :lol:
 
Então é assim, hoje tirei o dia para sondar as autoridades estatais e também com a suposta entidade arbitral do sector automovel(CASA)e fiquei DOIDO com as respostas que recebi:

IMTT - sim, somos obrigados a fazer a troca do software "maligno" caso contrário ficamos com a matricula cancelada. Perguntei onde estava isso escrito ou qual o artigo que me obrigava a isso e com essa penalidade...resposta: mande um email que depois respondemos.
Perguntei que se estava ali é porque queria uma resposta agora uma vez que tinha recebido um ultimato muito grave(cancelar as matriculas do meu Audi que ainda não tem 2 anos).
Resposta: O SEU CARRO ESTÁ ILEGAL, NEM DEVIA ESTAR A CIRCULAR!
o Quê? Tenho o carro ilegal? Mas eles foram homologados por voçês!!!
Resposta: tem fazer a troca do software e pronto.
Conclusão: O decreto de lei deve-se chamar: TEM QUE TROCAR O SOFTWARE E PRONTO.

Centro arbitral do sector automovel (CASA)- Fui aconselhado por uma juiza deste centro a fazer a troca do software caso contrario podem mandar cancelar a matricula.
E fiz as mesmas perguntas: a resposta foi que existem correntes mais fortes e que ela não consegue explicar, mas que sempre podia pedir indmnização devido à situação criada pela marca, ou seja termos sido enganados, só que podia levar anos e não se sabe os desfecho.
Porreiro pá!!!

Bem... perante isto e tendo em conta que tenho uma viatura nova e que já falto ao trabalho para me chatear, que a marca não está a ter respeito nenhum pelo cliente, que supostamente comprei uma viatura Premium para não me chatear durante uns anos e sei que vou ter graves problemas no futuro, já estou a pensar na sua troca e quem sabe para breve. VAG nunca mais...isso podem ter a certeza.

Mais uma curiosidade da nossa republica das bananas: vejam a diferença da resposta entre o FAQ do site Audi tuga e o Espanhol em relação à troca de software:

TUGA:

O meu veículo está afetado, será reprovado na inspeção periódica obrigatória?
-
Sim. Foi determinado pela autoridade nacional, IMT (Instituto de Mobilidade Terrestre), que a ação é de realização obrigatória, a sua não realização pode implicar a reprovação na inspeção periódica obrigatória.

ESPANHOL

Preguntas frecuentes

Mi coche está afectado, ¿pasará la ITV?
-
Sí. En todo caso, si su vehículo realiza la intervención se asegurará de que su vehículo cumple con todos los requerimientos ante posibles nuevas exigencias de las autoridades, particularmente a la hora de realizar la Inspección Técnica de Vehículos (ITV). Es por ello que le recomendamos encarecidamente que la lleve a cabo.

Há coisas fantásticas não há?

Mas eu pergunto, estavam a espera de que? Mas isso era muito provável de ser assim. Não que eu concorde com isso porque na verdade a marca apenas anda a tentar camuflar as coisas. Acho bem que apesar de tudo as instâncias europeias protejam o grupo porque não deixa de ser importante mas devim assegurar que resolviam realmente o problema e não tentar tapar os olhos as pessoas.
O que podes realmente fazer, se tiveres muito dinheiro e não te fizer falta, segue para tribunal não tens nada a perder.
Ou então ainda melhor, se conheceres alguém que trabalhe na Audi tenta que eles façam isso de forma fictícia... se é que me estou a fazer entender. O que interessa é estar no papel que foi feito.

Quanto ao pensarem que so em Portugal é assim esqueçam, na Suíça ainda é pior que vos digo eu. Vai la tu a inspecção sem teres a actualização feita a ver se passas o carro. E mesmo aqui quando te chamarem acho que es obrigado a la ir!
Isto não um problema de Portugal mas sim da instâncias europeias.

Quanto ao trocar de marca, não sejas tão radical, se calhar vais para outra marca e tens outros problemas quaisquer e ainda nem se quer esta provado que devido a actualização alguma coisa se va estragar, acho mal empregado um carro com apenas 2 anos ja estares a trocar. Desfruta dele com ou sem actualização e depois logo ves ;)

- - - - - - - - - -

Fiquei com a pulga atrás de orelha com essa da PKE, é que é uma excelente ideia! Fazes repro e ainda te ajustam essa porcaria de actualização.
Mas isso qualquer casa dessas que fazem repros fazem esses ajustes ou apenas esses da PKE?
E se mais tarde a marca volta a chamar para outra actualização? Podem ainda ajustar esta actualização (digo eu!) e depois la se vais tudo pelo ar :S
 
penso que qualquer casa de repros o faça, aquele relato se calhar é abusado, não diria que o FAP régénère tanta vez, mas que regeneram mais vezes depois a atualização isso regeneram.
É uma questão de perguntares com a casa de repros a tua escolha, eu falei com a PKE, porque tenho 2 repros feitas lá, num carro já lá vão 100 mil km's sem problemas (E que o diabo seja surdo!)
Mudar de marca? Estão todos no mesmo tacho! seja BMW, Mercedes Renault etc etc!
À VW está a ser apertada porque foi a primeira! O X3 da BMW emite o dobro do anunciado, a Renault há quase 20/25 anos que falsifica testes de emissões! Consegues encontrar essas notícias facilmente, mas os casos acabaram por ser abafados, porque bater no ceguinho (VW) tem muito mais piada
 
Fui ao site da PKE e gostei daquilo e se os feedback são positivos é porque são de confiança, não achas blueA4? É que sapateiros ha por ai muitos!
Fiquei seriamente inclinado para fazer uma repro e ajustar a famosa actualização, mas para ja vou dar um tempo pois os gajos ainda se podem lembrar de voltar a actualizar.
Ja agora uma questão, fazendo uma repro as emissões de co2 aumentam? Pergunto isto porque a ideia vai ser no futuro legalizar este carro em Portugal e se com a repro o co2 aumentar é preferível esperar porque se não o imposto de circulação fica mais caro.

Quanto ao mudar de marca eu falo por mim, comprei uma a4 sabendo do que se estava a passar e não foi por isso que deixei de comprar. Acho que é tudo muito relativo e hoje em dia acho que ja não ha carros para durarem uma vida, com uma paneleirice a mais ou a menos vão dar todos ao mesmo.
 
Não estou a duvidar do Feedback da pessoa! So estou a achar estranho é a pessoa (Que é o cliente) estar a dizer que o carro regenerava a cada 150km's! que se pensares 150 km's não é nada!
Que de resto conheço a casa, tenho 2 repros feitas la, são pessoas impecáveis! o Eng.Nuno Zeferino (Quem faz as repros) não faz as coisas a pressa, quando dizem que ficam la 3 horas na sala a espera, eu também fiquei, e fiquei com gosto porque vi a quantidade de vezes que afinaram a repro, tanto que no inicio a pressão do turbo não estabilizava e enquanto não resolveram esse problema não fizeram a repro

Quanto ao CO2, eles não medem o CO2 no momento da legalização, guiam-se pelos valores do COC
Quando esses valores não vem no COC é que ja não sei como se passa, mas tenho a ideia que nesse caso o carro é medido (Os Audi's ja trazem todos o CO2), isto porque ja legalizei um carro meu em Portugal e no dia em que o carro foi a inspecção, e lembro de meteram o carro num banco de potencia e andarem a fazer um monte de medições, não sei se será por isso que tenho um valor de CO2 no IUC diferente que nas especificações do carro (224 no imposto único de circulação, 214 nas especificações do motor que estão no final dos manuais do carro)
 
Não estou a duvidar do Feedback da pessoa! So estou a achar estranho é a pessoa (Que é o cliente) estar a dizer que o carro regenerava a cada 150km's! que se pensares 150 km's não é nada!
...
...
...

É verdade!
O meu fez o update/fix em Fev. Agora atestei com diesel Repsol Premium (como sempre)e já fez 2 regenerações.
Resetei o computador de bordo a 0 e agora estou a marcar as regenerações com um depósito:
1 - por volta dos 100 e tal
2 - aos 330 kms certos...
3 - aos 470kms
...
4 - 740-780

aos 870 reabasteci

1- 120 kms
2-

vou continuar a colectar os dados e coloco aqui o resultado final ao fim do depósito.

Nota:
Diesel premium... imaginem com o outro low-cost
Nota ainda mais importante:
Isto tem muito a ver com o ciclo de utilização do veículo...auto-estrada ou percursos curtos..
 
Last edited:
penso que qualquer casa de repros o faça, aquele relato se calhar é abusado, não diria que o FAP régénère tanta vez, mas que regeneram mais vezes depois a atualização isso regeneram.
É uma questão de perguntares com a casa de repros a tua escolha, eu falei com a PKE, porque tenho 2 repros feitas lá, num carro já lá vão 100 mil km's sem problemas (E que o diabo seja surdo!)
Mudar de marca? Estão todos no mesmo tacho! seja BMW, Mercedes Renault etc etc!
À VW está a ser apertada porque foi a primeira! O X3 da BMW emite o dobro do anunciado, a Renault há quase 20/25 anos que falsifica testes de emissões! Consegues encontrar essas notícias facilmente, mas os casos acabaram por ser abafados, porque bater no ceguinho (VW) tem muito mais piada

Agora que falas nisso
Resolvi fazer um photo report na rua esta semana...
Vejam por vós mesmos...
E comparem o poluidor A3 do dieselgate com um BMW 116D
Audi 1.6 TDi vs BMW 116D exhaust pipes - Album on Imgur
 
É verdade!
O meu fez o update/fix em Fev. Agora atestei com diesel Repsol Premium (como sempre)e já fez 2 regenerações.
Resetei o computador de bordo a 0 e agora estou a marcar as regenerações com um depósito:
1 - por volta dos 100 e tal
2 - aos 330 kms certos...

vou continuar a colectar os dados e coloco aqui o resultado final ao fim do depósito.

Nota:
Diesel premium... imaginem com o outro low-cost
Nota ainda mais importante:
Isto tem muito a ver com o ciclo de utilização do veículo...auto-estrada ou percursos curtos..
Então aquilo chega a ser bem pior do que pensava!
Enfim...a unica solução no final é fazer a atualização e fazer uma repro por cima...

Agora que falas nisso
Resolvi fazer um photo report na rua esta semana...
Vejam por vós mesmos...
E comparem o poluidor A3 do dieselgate com um BMW 116D
Audi 1.6 TDi vs BMW 116D exhaust pipes - Album on Imgur
Mas olha que tambem ja reparei nisso, mas penso que não se possa tirar grandes conclusões por ai, o meu A3 tambem costuma andar "limpo", a A6 essa como são ponteiras cromadas ja se nota a sujidade por exemplo
So mesmo com os valores dos testes é que se podem tirar conclusões penso eu
 
Last edited:
Então aquilo chega a ser bem pior do que pensava!
Enfim...a unica solução no final é fazer a atualização e fazer uma repro por cima...


Mas olha que tambem ja reparei nisso, mas penso que não se possa tirar grandes conclusões por ai, o meu A3 tambem costuma andar "limpo", a A6 essa como são ponteiras cromadas ja se nota a sujidade por exemplo
So mesmo com os valores dos testes é que se podem tirar conclusões penso eu


É uma boa questão e que me interrogo já há algum tempo se tem diferenças ou não em termos de prestações.
A unica maneira de saber é mesmo no banco de potencia e aqui o nosso amigo Yuri está a tratar disso.
Não sei se já alguém o conhece mas eu tenho acompanhado os videos que ele faz sobre carros e até gosto do que ele faz.
Fica aqui a primeira parte do video antes da actualização.

https://www.youtube.com/watch?v=I_lnD_Lk5Qc

Ficamos a aguardar a 2ª parte do video já com a actualização feita.
 
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