80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção agendada para breve + pequena mod... -

e agora que vais montar o material todo que tens acumulado ?!:D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção agendada para breve + pequena mod... -

Bom, vamos então fazer um post gigante e grandes testamentos escritos, lool

1ª Fase da Manutenção Concluída
(Motor)

Esta manutenção começou por ser apenas uma ideia simples, mas evoluiu constantemente ate se tornar uma manutenção mais extensa ... Tudo começou á uns tempos atrás, quando tinha a bateria antiga descarregada, eu abri-a mesmo sendo uma selada para reencher a água e ela nunca mais fechou convenientemente, como consequência algum ácido foi derramando e danificando algumas coisas ... Uma delas foi um tubo de água na traseira do bloco, e tudo começou por ai, quando vi uma pequena fuga de água lá, fui logo comprar o dito tubo.
Depois, vi por aqui num tópico a cena do termostato nunca aquecer e vi que tambem tinha esse problema, lá comprei o termostato. Uns dias depois estava de capô aberto com o motor a trabalhar e começei a levar com respingos de água na cara, fui investigar e a minha bomba de água estava a verter bem, o suficiente para ter de encher o depósito de 3 em 3 dias.
Lá comprei a bomba de água, e como ja sabia que era preciso tirar todas as correias e afins, comprei também novas as 3 correias (alternador, bomba água e D.A.) .... Fui falar com o mecânico para combinar um dia e ele disse que para tirar a bomba de água, teria de tirar a correia de comando e que o risco era grande de aquilo não ficar bom se mantivesse a usada ... lá comprei o kit de correia de comando, LOOOL .... Por isso como veem, uma coisa simples pode num instante evoluir para uma manutenção em grande escala..


Nós gostamos é de fotos, então deixo-vos fotos de tudo :p :p :p ... A montagem não posso mostrar que não estava lá ...

Correias
dsc03421e.jpg


bomba de água
dsc03438p.jpg


Termostato, com abertura aos 87ºC
dsc03435co.jpg

dsc03437lr.jpg


Kit Correia de comando + Tensor
dsc03756g.jpg



E agora, umas mods que vá vinham á muito tempo á espera...
- Novo Farol da frente direito
- Bi-Xenon 6000 K com balastros Slim (Brancos)
- Novos minimos SMD ainda mais potentes (passou de 5 leds SMD para 9 SMD)


dsc03785w.jpg

dsc03782b.jpg

dsc03430f.jpg

dsc03422l.jpg

dsc03426w.jpg

dsc03739d.jpg


Resultados:

dsc03813d.jpg

dsc03817s.jpg




Em nota de rodapé fica ... Os bi-xenons aparentam funcionar devidamente, visto por dentro do carro, a luz parece mais azulada, mas de fora parece mais branca, lol (nas fotos parece sempre azul dada a compensação de luz da máquina) ... Isto agora com Bi-xenon aliado a um farol novo, a diferença é deveras notória, deve estar a dar ai uns 300% mais luz ... Faróis foram também devidamente alinhados para trabalhar com os xenons sem encadeamentos... Como piada, o tal tubo que inicialmente minava água, nem foi agora substituído, pois tem um parafuso mordido e será substituído aquando da montagem da embraiagem por mais fácil acesso.

Falei com o mecânico sobre a falta de força que o carro me parecia ter, e os altos consumos... A resposta foi que ou era da bomba mal ajustada, ou de injectores de maior débito, e que se fosse da bomba custaria a pegar de manha. A realidade é que não custava a pegar pois eu puxava o injector (ou o ar, ou como chamam a isso), mas sem ele, não pegava bem (soluçava)... Foi feito um ajuste ao ponto da bomba e o carro parece mesmo estar diferente, o próprio trabalhar agora é mais sereno, sem tanto batuque, e puxa bem melhor em baixas.

Ficam agora a faltar ver algumas coisas, uma são os consumos, outra é uma questão de um fumo misterioso que eu não estou a gostar (posso dar 50 aceleradelas a fundo e não faz fumo, de repente a meio da viagem numa recuperação faz uma bolada de fumo cinzento, e nunca mais volta a fazer de novo :S )
Retirar o erro do quadrante de lâmpada fundida devido aos xenons (ja está encomendado o anti-erro, apenas resta esperar)


E por enquanto é isso, UFA ;)

Abraços
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

bom trabalho..
parece k a malta anda a prepara-se para o verão
ter as 80 num brinco
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

Muito bem!
Esse reactive vai ficar du açuuuu, com tantos miminhos:green:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

Excelente, Reactive, esse Xenon ficou mesmo muito bom, mas melhor ainda que o xénon é ver que o motor depois dos reparos que levou, está a responder melhor! Força com isso :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

aqui estao o mod que eu tanto esperei para ver e que te aconselhei a fazer sem duvida que ficou muito mais bonito assim parabens reactive gostei de ver o xenon no teu 80´s

boa continuaçao reactive
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

Obrigado a todos.

Não é uma preparação para o verão, que até lá conto ter mais umas mods a curto/médio prazo, e o carro vai á IPO antes de fim do verão e na altura já tudo tem de estar no sitio.

AMFerreira, está sim a responder melhor em baixas e trabalha mais sereno, bem como pega agora sem injector, mas ainda muito há a ver e controlar, tanto seja a questão do fumo acinzentado que por vezes aparece, e o consumo se vai baixar ou não, que sempre foi o meu objectivo principal.

Deathmenpt, sim, foste uma grande ajuda para os xenons, principalmente para ter uma opinião sobre resultados e sobre se haveria encandeamentos, tudo parece estar ok, tal como falamos.

Competi com uma foto aqui no nosso forum na secção da foto do mês .... Se quiserem ver o reactivo lá em poses, dêem uma olhada :p


Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

vais levar o carro com xenon à ipo:green:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

vais levar o carro com xenon à ipo:green:

Só se fosse masoquista e gostasse de andar a pagar para perder, loool.

Não, são mods de outro tipo e são coisas que serão mesmo necessário mudar, pois duvido muito que passe da maneira que está agora. O mesmo aconteceu com o farol que agora pus ... Dificilmente o antigo voltaria a passar, muito surpreendido ficou o mecânico por nunca terem implicado com aquilo quando o substituiu, lool :green:

Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

isso é que é manutençao mas sou sospeito pois o meu tambem esta na oficina a mudar essas correias e afins pois a saude dos nossos argolas esta antes das mods;)
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção 1ª fase + BI-XENON... -

Bom, mais novidade, mas desta feita, más :/


Uma semana após correias todas novas, rebentou-me a correia da direcção assistida sem razão aparente, fui resolver isso e aparentemente teve algo a ver com um dos apoios da bomba, é capaz de ter ficado um pouco torta pois levou uns novos parafusos. Enfim, levou ajuste e nova correia e agora é ver se o sintoma se repete.

Agora vamos ás coisas ainda piores, a questão do fumo e consumo. O consumo não se alterou, infelizmente... Dos poucos kilometros que ja fiz, a média andou a rondar exactamente o mesmo. A questão dos fumos estranhos é que é bem pior. O carro sempre me comeu um pouco de óleo, derivado aos segmentos estarem com 20 anos de uso e abuso em cima, e é algo que nestes motores também tem tendência a gastar. A situação agora agravou-se pois ao trabalhar mais a quente, o motor necessita melhor e maior lubrificação, e que também resulta em uma maior passagem em termos de óleo .... Vou agora fazer uma média para 1000 kilometros e ver o quando está realmente a gastar de óleo, mas a coisa não me parece promissora :mad:

Para mudar segmentos é necessário desmontar o motor por completo mesmo, e fazer rectificação geral, e não estou nem de perto preparado para um investimento e uma intervenção dessa magnitude ... Vamos com calma, lol :green:
 
Back
Top