Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- Manutenção agendada para breve + pequena mod... -
Bom, vamos então fazer um post gigante e grandes testamentos escritos, lool
1ª Fase da Manutenção Concluída (Motor)
Esta manutenção começou por ser apenas uma ideia simples, mas evoluiu constantemente ate se tornar uma manutenção mais extensa ... Tudo começou á uns tempos atrás, quando tinha a bateria antiga descarregada, eu abri-a mesmo sendo uma selada para reencher a água e ela nunca mais fechou convenientemente, como consequência algum ácido foi derramando e danificando algumas coisas ... Uma delas foi um tubo de água na traseira do bloco, e tudo começou por ai, quando vi uma pequena fuga de água lá, fui logo comprar o dito tubo.
Depois, vi por aqui num tópico a cena do termostato nunca aquecer e vi que tambem tinha esse problema, lá comprei o termostato. Uns dias depois estava de capô aberto com o motor a trabalhar e começei a levar com respingos de água na cara, fui investigar e a minha bomba de água estava a verter bem, o suficiente para ter de encher o depósito de 3 em 3 dias.
Lá comprei a bomba de água, e como ja sabia que era preciso tirar todas as correias e afins, comprei também novas as 3 correias (alternador, bomba água e D.A.) .... Fui falar com o mecânico para combinar um dia e ele disse que para tirar a bomba de água, teria de tirar a correia de comando e que o risco era grande de aquilo não ficar bom se mantivesse a usada ... lá comprei o kit de correia de comando, LOOOL .... Por isso como veem, uma coisa simples pode num instante evoluir para uma manutenção em grande escala..
Nós gostamos é de fotos, então deixo-vos fotos de tudo
... A montagem não posso mostrar que não estava lá ...
Correias
bomba de água
Termostato, com abertura aos 87ºC
Kit Correia de comando + Tensor
E agora, umas mods que vá vinham á muito tempo á espera...
- Novo Farol da frente direito
- Bi-Xenon 6000 K com balastros Slim (Brancos)
- Novos minimos SMD ainda mais potentes (passou de 5 leds SMD para 9 SMD)
Resultados:
Em nota de rodapé fica ... Os bi-xenons aparentam funcionar devidamente, visto por dentro do carro, a luz parece mais azulada, mas de fora parece mais branca, lol (nas fotos parece sempre azul dada a compensação de luz da máquina) ... Isto agora com Bi-xenon aliado a um farol novo, a diferença é deveras notória, deve estar a dar ai uns 300% mais luz ... Faróis foram também devidamente alinhados para trabalhar com os xenons sem encadeamentos... Como piada, o tal tubo que inicialmente minava água, nem foi agora substituído, pois tem um parafuso mordido e será substituído aquando da montagem da embraiagem por mais fácil acesso.
Falei com o mecânico sobre a falta de força que o carro me parecia ter, e os altos consumos... A resposta foi que ou era da bomba mal ajustada, ou de injectores de maior débito, e que se fosse da bomba custaria a pegar de manha. A realidade é que não custava a pegar pois eu puxava o injector (ou o ar, ou como chamam a isso), mas sem ele, não pegava bem (soluçava)... Foi feito um ajuste ao ponto da bomba e o carro parece mesmo estar diferente, o próprio trabalhar agora é mais sereno, sem tanto batuque, e puxa bem melhor em baixas.
Ficam agora a faltar ver algumas coisas, uma são os consumos, outra é uma questão de um fumo misterioso que eu não estou a gostar (posso dar 50 aceleradelas a fundo e não faz fumo, de repente a meio da viagem numa recuperação faz uma bolada de fumo cinzento, e nunca mais volta a fazer de novo :S )
Retirar o erro do quadrante de lâmpada fundida devido aos xenons (ja está encomendado o anti-erro, apenas resta esperar)
E por enquanto é isso, UFA
Abraços