80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

T5, são muito fáceis de substituir, é só rodar e tirar, e o mesmo para as por no sitio ... Apenas lembra-te do que referi antes, se planeias por leds, tem em mente que a iluminação não deverá ficar toda uniforme, dado os leds projectarem a luz para a frente, ao contrario das lampadas normais ;)
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

T5, são muito fáceis de substituir, é só rodar e tirar, e o mesmo para as por no sitio ... Apenas lembra-te do que referi antes, se planeias por leds, tem em mente que a iluminação não deverá ficar toda uniforme, dado os leds projectarem a luz para a frente, ao contrario das lampadas normais ;)

Muito obrigado Reactive, tenho várias coisas para fazer no quadrante, quero ver se faço tudo ao mesmo tempo, abrindo apenas uma vez. Não, à partida não vou colocar led's precisamente devido a esse problema que referiste... vou colocar lâmpadas normais, como as OEM. Só espero que fique bem com a ideia que tenho em mente! :p

Abraço e obrigado.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Bom, mais um update ao topico, mostrar como foi a transformação do manómetro rpm ... Obvio que preferia todo o quadrante original com conta-rotações, mas visto que aqui na minha zona isso nao é uma hipótese viável, foi o que se arranjou :p

Note-se que o conta-rotações era proveniente de um carro a gasolina por isso não funciona em gasoleo. É necessário mudar alguns circuitos internos e resistencias para que fique a aceitar trabalhar com a saida W do alternador ... ficam algumas imagens e videos do processo ;)


manometro original, proveniente de um volvo
DSC06656.jpg



O que acontece quando se liga directamente um conta-rotações de gasolina para trabalhar com diesel, na saida do alternador ... Os rpms não são detectados correctamente pois não esta feito para trabalhar com os impulsos electricos provenientes do alternador



Aqui já desmontado, mas a faltar um pequeno componente. Neste video ao contrario do outro, acusa falta de sensibilidade, nao passava das 2500 rpms.



Aqui já com todos os componentes e ja afinado... carro faz "redline" as 5200 rpms, por isso o erro dado até é bastante baixo ( a afinação com o alternador depende do tamanho da correia, seu aperto e afinação, etc)



Aqui já o processo final, ja a trabalhar no devido sitio e modificado ... fundos em branco, emblemas audi e leds azuis como iluminação, e também o aro em cromado


Abraço
 
Last edited by a moderator:
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Além de teres muita paciência tens de ter muito saber para fazer estas coisas!

Excelente solução para quem quer conta rotações e apenas tem relógio!

Só optava por colocar o manómetro num sítio um pouco menos à vista, de resto, impecável!
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Muito bom amigo, embora esteja de acordo com o AMF, o manómetro ficava melhor num sitio mais visível
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Foi por uma questão de comodidade e facilidade, no local onde está é bem mais facil andar a passar os fios para lá chegar... posso deixar ou tirar quando me apetecer que nao incomoda nada... para alem disso nao queria andar a furar nada nem pôr num local mt mt visivel ... talvez no futuro, se vier o manómetro pressão turbo :p
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

boas, adorei esse trabalho com o manómetro. mas será que consegues postar as alterações que devem ser feitas para isso funcionar? Outra coisa, o sistema eléctrico do meu está um pouco aldrabado e no alternador tem um fio verde a ligar a saída W. É mesmo assim ou devia de ter outro qualquer para poder ligar um RPM OEM? Obrigado
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

nao te sei dizer agora ao certo que fio ou que cor é que saiem do alternador, na saida W, já que essa mod foi feita á algum tempo atras, dai nos videos ainda aparece os piscas a laranja, lol . Sei que é apenas um fio fino que sai dessa saida. Eu para fazer essa alteração, para alem de ter de modificar os internos do manometro, tive de ligar um fio directo a essa tal saida, alias, é um dos fio que aparece ali no video.

Para pôr manometro OEM, isso já é outra coisa, tambem queria eu, mas nao vou ter essa hipotese. Audis 80 aqui já sao meia duzia quase, quadrantes ainda menos, e quadrantes OEM diesel, é zero mesmo, lol.
O Helder nesse aspecto é que percebe mais, mas que fio está aldrabado no teu? ja abriste e viste algum cortado ou emendado? se tivesse a funcionar mal apitava a acusar falta de oleo, por não conseguir receber impulso do alternador
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Más noticias hoje ... tudo indica que a bateria está a entregar a alma ao criador, e como tal o rapaz está atracado na garagem.

Estranho é que a bateria tenha durado tão pouco, apenas 3 anos (de uso e abuso, sim, mas de qualquer das formas ... )

:':)'(
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Fiz tudo sozinho eu próprio
Boas,
agora reparei que o teu carro também é de 07 de 91, mas pelas fotos que aqui puseste, já reparei em algumas diferenças...por exemplo, o meu tem conta-rotações onde tu tens o relógio, o relógio do meu é digital e fica dentro do mostrador do conta-rotações. Pelo que vi o teu tecto de abrir é eléctrico, o meu é manual, na consola central tens uns botões para cada banco da frente com um símbolo que penso ser de aquecimento dos mesmos, certo?? parece é que o teu não tem ar condicionado...
A pergunta que te queria fazer é se é fácil tirar o quadrante e como é que se faz...mas atenção que eu sou apenas um curioso, nem sei se o farei sózinho...lol
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Boas,
agora reparei que o teu carro também é de 07 de 91, mas pelas fotos que aqui puseste, já reparei em algumas diferenças...por exemplo, o meu tem conta-rotações onde tu tens o relógio, o relógio do meu é digital e fica dentro do mostrador do conta-rotações. Pelo que vi o teu tecto de abrir é eléctrico, o meu é manual, na consola central tens uns botões para cada banco da frente com um símbolo que penso ser de aquecimento dos mesmos, certo?? parece é que o teu não tem ar condicionado...
A pergunta que te queria fazer é se é fácil tirar o quadrante e como é que se faz...mas atenção que eu sou apenas um curioso, nem sei se o farei sózinho...lol

Muito facil mesmo retira-lo.... è so retirar a tampa de cima do volante (tem 2 parafusos que vêm da parte de baixo do volante). Após retirar essa tampa, ficam logo expostos 2 parafusos no quadrante, é so retira-los, desligar as fichas de tras do quadrante e puxa-lo com jeito... Já o fiz muitasssss vezes, não tem ciencia nenhuma ;)
 
Re: 80 1.6TD Sedan | "O Resistente" | Reactive |

Boas,
agora reparei que o teu carro também é de 07 de 91, mas pelas fotos que aqui puseste, já reparei em algumas diferenças...por exemplo, o meu tem conta-rotações onde tu tens o relógio, o relógio do meu é digital e fica dentro do mostrador do conta-rotações. Pelo que vi o teu tecto de abrir é eléctrico, o meu é manual, na consola central tens uns botões para cada banco da frente com um símbolo que penso ser de aquecimento dos mesmos, certo?? parece é que o teu não tem ar condicionado...
A pergunta que te queria fazer é se é fácil tirar o quadrante e como é que se faz...mas atenção que eu sou apenas um curioso, nem sei se o farei sózinho...lol

Boas
Essa parte e, de longe, uma das mais faceis de fazer. Tal e qual como o reactive disse.
Tudo o que precisares, apita.
 
Back
Top