Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **...Cookie Monster ? Hummm** SPY PIC
Boas, pessoal, sim, de facto a opção demorou e custou a vir, mas sempre veio. Penei até encontrar um negócio que me satisfizesse, mas no final encontrei, um 1.9TD AAZ, proveniente de um Golf 3 GTD, acidentado ao fazer um drift numa curva, que partiu o eixo traseiro e um pouco da cosmética, mas o motor não foi afectado.
Algumas fotos do dito no anuncio online
Já em casa:
Processos de limpeza
:
E montado no sitio:
Ora, vamos a um testamento então, a relatar o que se passou para a posterioridade, ou para quem queira aventurar-se em algo do género.
1.9TD, apesar de ser intercambiável no chassis do 80 e no Golf, não é de aplicação 100% directa. No meu, tive alguns problemas, tive de re-soldar e reforçar o membro do apoio frontal, o carter do 80 1.6TD é aplicação directa no 1.9, mas tem de levar novo local de retorno do óleo, no lado oposto ao normal, bem como usar a bomba de óleo do 1.6 TD. O apoio do filtro do óleo do 1.6 não serve no bloco do 1.9, logo, o radiador de óleo a ar, as tubagens e ventoinhas, todas têm de desistir. A "sandwich" como os ingleses a chamam (radiador de óleo a água), que fica entre o apoio do filtro de óleo e o motor, não pode ser usado com o apoio do golf, pois não há espaço devido ao apoio de motor do 80.
De momento ando sem este radiador, apenas com o filtro directamente, para resolver esta situação tem de ser assim, ou então usar o apoio do filtro mesmo de um 80 1.9 TD, ou de um TDI (quem tiver um a mais, diga-me).
Para alem disso, o meu mecânico decidiu usar a configuração de alternador do golf, que fica em cima á direita, e não por baixo do motor á esquerda, o que me poupa uma correia, mas forçou a adaptação de uma ventoinha de radiador mais estreita, de um A.C. de um audi A4, no entanto preciso de mais uma destas, pois o meu radiador tem 2 ventoinhas e uma de momento está inutilizada, quem tiver uma destas, também aceito
)
Ainda me faltam alguns detalhes, uns simples, outros não. Tenho alguns tubos de água a verter, principalmente um de ferro que só se encontra na origem €€€€
.
Tenho tambem a bomba a verter gasóleo pelo respiro da LDA, mas pouco por enquanto ... Vou investigar a opção de a substituir pela bomba do 1.6 TD, ou então tentar eu proprio a reparação ... Tenho é de arranjar um revendedor BOSCH que me venda apenas os vedantes necessários e não o kit completo da bomba.
Estou tambem tentado a fazer apenas uma bomba mais virada para a vertente da potência, com a "governor mod" e pin do 1.6TD, mas ainda estou em fase de pensar e poupança, pois tudo isto saiu um pouco mais caro so que tinha planeado, lool
Mas está vivo, e assobia