80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! The cookie Monster :p ...**

Reactive; parabéns valeu o esforço e o tempo de espera
Companheiro com respeito ao tubo diz me se é igual ao das avant B4, se assim for posso tentar fazer te um, apesar de eu ainda estar de baixa mas para distrair ate seria na boa :lol::green::green:

será igual a este

img20121006164324.jpg

Reactive; parabéns valeu o esforço e o tempo de espera
Companheiro com respeito ao tubo diz me se é igual ao das avant B4, se assim for posso tentar fazer te um, apesar de eu ainda estar de baixa mas para distrair ate seria na boa :lol::green::green:

será igual a este
[url]http://imageshack.us/a/img21/1003/img20121006164324.th.jpg[/URL]
http://imageshack.us/a/img21/1003/img20121006164324.jpg

Agradeço imenso, mas infelizmente a tubagem é ligeiramente diferente, até é mais simples que a vossa dos TDI, pois não tem saidas a meio para o radiador de óleo como os vossos.

Para a minha situação podia ser 2 tubos diferentes, o do 1.6TD, que é o que lá tenho montado, ou o do 1.9TD AAZ dos 80 B4 (não o 1Z TDI).
A diferença entre estes 2 tubos é apenas umas saida adicional no tubo, no do 1.6TD, que serve para refrigerar o turbo Garret T2. Como nos 1.9TD o turbo não tem refrigeração a agua, o tubo é mais simples e tem apenas uma entrada e saida de água, sem quaisquer outras saidas adicionais.

Depois edito este post com prints do ETKA para poder mostrar as diferenças.

como não tinha nada para fazer a esta hora
resolvi dar te uma ajudinha :green:

1.6
semttulo1qrz.png

1.9
semttulotjv.png

:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o :green::green:

- - - - - - - - - -

Esse 1.9 TD com a caixa curta deve ficar muita mais divertido de conduzir???

O 1.9 é bem mais bruto em baixas, muito mais força que o 1.6 sem sombra de duvidas, mas o 1.6 é mais energético e adora acelerar, pelo que subia mais depressa em rotações, e adorava andar em regimes médios/altos, o que não acontece tanto no 1.9, é mais pastelão pois tem muito mais metal a mover no seu interior para ganhar o balanço.

No entanto, no geral, gosto mais do 1.9TD, o andamento é semelhante, e ainda tenho margem para evolução ao converter componentes da bomba, principalmente o pino do LDA do 1.6, que era o que permitia puxar sempre forte depois do turbo começar a puxar, e dar aquela pica por andar em altas. O futuro dirá o que me apetece fazer, baseado no comportamento que está a ter, mais consumos, mais potência, etc etc etc.

Uma duvida, alguem sabe se nos revendedores bosch é possivel comprar vedantes individuais da bomba, em vez de ser o kit completo de reconstrução?? Quem me consegue ajudar nesta duvida??

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Bom, ninguém me quis ajudar nem soube responder, o problema mantem-se, mas parece agravar, suspeito de mais locais de fuga pela bomba, ainda não consegui perceber bem é onde especificamente. Hoje já lhe dei uma lavadela no motor para mostrar definitivamente onde está, ou se é só impressão minha.

Voltei a por o setup de origem em termos de filtro de ar, caixa e filtro de volta ao sitio, quero ver se noto diferenças em termos de som, assobio, rendimento e aquecimento do próprio motor.

Como curiosidade:
yktz.jpg

Posso dizer que o meu turbo trabalha muito ali, ao ponto de ter medo de andar depressa. Ontem a 160 vinha a 1.7bars :green:, e com vontade de subir mais, o que significa que o antigo dono ou mexeu na wastegate, ou ela está carbonizada em aberto. Mais uma coisa para investigar :p

Abraços

Last edited:

Já experimentas-te a ver em projetos de GOLF´s essa situação que tens pendente.

Bom, ninguém me quis ajudar nem soube responder, o problema mantem-se, mas parece agravar, suspeito de mais locais de fuga pela bomba, ainda não consegui perceber bem é onde especificamente. Hoje já lhe dei uma lavadela no motor para mostrar definitivamente onde está, ou se é só impressão minha.

Voltei a por o setup de origem em termos de filtro de ar, caixa e filtro de volta ao sitio, quero ver se noto diferenças em termos de som, assobio, rendimento e aquecimento do próprio motor.

Como curiosidade:
http://img854.imageshack.us/img854/6569/yktz.jpg

Posso dizer que o meu turbo trabalha muito ali, ao ponto de ter medo de andar depressa. Ontem a 160 vinha a 1.7bars :green:, e com vontade de subir mais, o que significa que o antigo dono ou mexeu na wastegate, ou ela está carbonizada em aberto. Mais uma coisa para investigar :p

Abraços

Reactive o meu golf andava com a mesma pressão, provavelmente tem a waste toda aberta, se for o k14 isso é muito facil de mexer :green:

Em relação ao problema, tive o mesmo no golf, entreguei a bomba numa casa de bombas e eles colocaram os vedantes, ficou em 120€, não sei se a bosch vende esse kit em separado...

Reactive, com respeito ao tubo, o do golf 1.9 td será igual ao teu, é que eu não entendi mt bem qual o tubo que tu queres [1.6 TD ou o 1.9 TD ] o inox para fazer o tubo já eu tenho não sei é ao certo o que tu queres :lol:
Com respeito a bomba bosch, não te sei responder, pork quando tenho problemas nas bombas meto nas mãos de um amigo que tem uma oficina da especialidade de reparação de bombas

Os kits vendem-se em separado, mas com todos os vedantes para TODA a reconstrução da bomba, e sai bastante em conta, 25 euros +- por tudo. É preciso é ter paciência e saber o que se faz ao mexer em bombas, mas eu sou chanfrado e sou capaz de me aventurar no assunto.

---------------------------------------------------------

Perguntava pois em principio seria só reconstrução/reparação da parte superior da bomba, que são basicamente 3 vedantes a mudar, e já dá uma trabalheira, mas era bem exequivel, e saia barato se vendessem individualmente. No entanto se se provar que existem outros pontos de derrame ou fuga, vou optar por trocar para a bomba do 1.6TD do motor antigo, pois não tinha problemas no outro motor e já tinha sido aberta em alguma fase da sua vida mas não por mim. Oxalá ainda esteja é funcional pois o motor antigo está á chuva desde que este "novo" entrou no sitio :(

------------------------------------------------------

VWZE, quanto ao tubo, o do golf não dá, ora se este motor é do golf e trazia o tubo, lool. O do 1.6TD ou 1.9TD do audi 80, tanto faz, o 1.9 é mais simples, o 1.6 é igualzinho, apenas tem uma saida extra a meio que servia para refrigerar o turbo do 1.6. Qualquer um deles daria, logo, seria obviamente o mais simples de fazer o que optaria, lool.
O tubo que lá tenho está todo enferrujado, mas a fuga de água é minima, hoje pus um pouco de silicone e vou ver se faz algum efeito, se fizer, anda assim, se não fizer, vou ter de ver os tostões para esse investimento.

----------------------------------------------------------

O turbo é de facto um KKK K14, mas pelo que investiguei desses turbos, a wastegate é pouco ajustável de origem, mas o sistema é diferente do meu garret e ainda não fui lá fuçar a ver se há algo mal ou não, ainda estou em semi-fase de testes, mas a pressão que tem feito não me parece nada normal. O antigo dono tinha umas noções de mecânica e gostava de acelerar, tanto que espetou o golf a fazer um drift de traseira, mas a waste pode estar carbonizada em aberta, tenho é de ver como posso testar isso sem muita complicação.

Sugestões?????
Abraços ;)

Last edited:

Reactive se reparares a westgate tem um parafuso sexto avada interior senão estão em erro repara senão esta todo enroscado para dentro...

Se estiver e sinal que tens a westgate toda fechada dai teres essas pressões

Abraço

Reactive, esse turbo se estiver com o parafuso da waste todo para dentro esta não abre.

25112010350.jpg

Aqui está a waste do meu antigo.

Para lhe mexer é simple, tens a porca e um parafuso sextavado interior, desapertas a porca exterior e apertas o parafuso com a chave sextavada, é muito simples é aquele porca que está na imagem :)

Back