80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! The cookie Monster :p ...**

Reactive; parabéns valeu o esforço e o tempo de espera
Companheiro com respeito ao tubo diz me se é igual ao das avant B4, se assim for posso tentar fazer te um, apesar de eu ainda estar de baixa mas para distrair ate seria na boa :lol::green::green:

será igual a este

img20121006164324.jpg
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! The cookie Monster :p ...**

Reactive; parabéns valeu o esforço e o tempo de espera
Companheiro com respeito ao tubo diz me se é igual ao das avant B4, se assim for posso tentar fazer te um, apesar de eu ainda estar de baixa mas para distrair ate seria na boa :lol::green::green:

será igual a este
[url]http://imageshack.us/a/img21/1003/img20121006164324.th.jpg[/URL]
http://imageshack.us/a/img21/1003/img20121006164324.jpg


Agradeço imenso, mas infelizmente a tubagem é ligeiramente diferente, até é mais simples que a vossa dos TDI, pois não tem saidas a meio para o radiador de óleo como os vossos.

Para a minha situação podia ser 2 tubos diferentes, o do 1.6TD, que é o que lá tenho montado, ou o do 1.9TD AAZ dos 80 B4 (não o 1Z TDI).
A diferença entre estes 2 tubos é apenas umas saida adicional no tubo, no do 1.6TD, que serve para refrigerar o turbo Garret T2. Como nos 1.9TD o turbo não tem refrigeração a agua, o tubo é mais simples e tem apenas uma entrada e saida de água, sem quaisquer outras saidas adicionais.

Depois edito este post com prints do ETKA para poder mostrar as diferenças.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! The cookie Monster :p ...**

como não tinha nada para fazer a esta hora
resolvi dar te uma ajudinha :green:

1.6
semttulo1qrz.png


1.9
semttulotjv.png
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! The cookie Monster :p ...**

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Esse 1.9 TD com a caixa curta deve ficar muita mais divertido de conduzir???

O 1.9 é bem mais bruto em baixas, muito mais força que o 1.6 sem sombra de duvidas, mas o 1.6 é mais energético e adora acelerar, pelo que subia mais depressa em rotações, e adorava andar em regimes médios/altos, o que não acontece tanto no 1.9, é mais pastelão pois tem muito mais metal a mover no seu interior para ganhar o balanço.

No entanto, no geral, gosto mais do 1.9TD, o andamento é semelhante, e ainda tenho margem para evolução ao converter componentes da bomba, principalmente o pino do LDA do 1.6, que era o que permitia puxar sempre forte depois do turbo começar a puxar, e dar aquela pica por andar em altas. O futuro dirá o que me apetece fazer, baseado no comportamento que está a ter, mais consumos, mais potência, etc etc etc.

Uma duvida, alguem sabe se nos revendedores bosch é possivel comprar vedantes individuais da bomba, em vez de ser o kit completo de reconstrução?? Quem me consegue ajudar nesta duvida??
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Bom, ninguém me quis ajudar nem soube responder, o problema mantem-se, mas parece agravar, suspeito de mais locais de fuga pela bomba, ainda não consegui perceber bem é onde especificamente. Hoje já lhe dei uma lavadela no motor para mostrar definitivamente onde está, ou se é só impressão minha.

Voltei a por o setup de origem em termos de filtro de ar, caixa e filtro de volta ao sitio, quero ver se noto diferenças em termos de som, assobio, rendimento e aquecimento do próprio motor.

Como curiosidade:
yktz.jpg



Posso dizer que o meu turbo trabalha muito ali, ao ponto de ter medo de andar depressa. Ontem a 160 vinha a 1.7bars :green:, e com vontade de subir mais, o que significa que o antigo dono ou mexeu na wastegate, ou ela está carbonizada em aberto. Mais uma coisa para investigar :p

Abraços
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Já experimentas-te a ver em projetos de GOLF´s essa situação que tens pendente.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Bom, ninguém me quis ajudar nem soube responder, o problema mantem-se, mas parece agravar, suspeito de mais locais de fuga pela bomba, ainda não consegui perceber bem é onde especificamente. Hoje já lhe dei uma lavadela no motor para mostrar definitivamente onde está, ou se é só impressão minha.

Voltei a por o setup de origem em termos de filtro de ar, caixa e filtro de volta ao sitio, quero ver se noto diferenças em termos de som, assobio, rendimento e aquecimento do próprio motor.

Como curiosidade:
http://img854.imageshack.us/img854/6569/yktz.jpg


Posso dizer que o meu turbo trabalha muito ali, ao ponto de ter medo de andar depressa. Ontem a 160 vinha a 1.7bars :green:, e com vontade de subir mais, o que significa que o antigo dono ou mexeu na wastegate, ou ela está carbonizada em aberto. Mais uma coisa para investigar :p

Abraços

Reactive o meu golf andava com a mesma pressão, provavelmente tem a waste toda aberta, se for o k14 isso é muito facil de mexer :green:

Em relação ao problema, tive o mesmo no golf, entreguei a bomba numa casa de bombas e eles colocaram os vedantes, ficou em 120€, não sei se a bosch vende esse kit em separado...
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Reactive, com respeito ao tubo, o do golf 1.9 td será igual ao teu, é que eu não entendi mt bem qual o tubo que tu queres [1.6 TD ou o 1.9 TD ] o inox para fazer o tubo já eu tenho não sei é ao certo o que tu queres :lol:
Com respeito a bomba bosch, não te sei responder, pork quando tenho problemas nas bombas meto nas mãos de um amigo que tem uma oficina da especialidade de reparação de bombas
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Os kits vendem-se em separado, mas com todos os vedantes para TODA a reconstrução da bomba, e sai bastante em conta, 25 euros +- por tudo. É preciso é ter paciência e saber o que se faz ao mexer em bombas, mas eu sou chanfrado e sou capaz de me aventurar no assunto.

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Perguntava pois em principio seria só reconstrução/reparação da parte superior da bomba, que são basicamente 3 vedantes a mudar, e já dá uma trabalheira, mas era bem exequivel, e saia barato se vendessem individualmente. No entanto se se provar que existem outros pontos de derrame ou fuga, vou optar por trocar para a bomba do 1.6TD do motor antigo, pois não tinha problemas no outro motor e já tinha sido aberta em alguma fase da sua vida mas não por mim. Oxalá ainda esteja é funcional pois o motor antigo está á chuva desde que este "novo" entrou no sitio :(


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VWZE, quanto ao tubo, o do golf não dá, ora se este motor é do golf e trazia o tubo, lool. O do 1.6TD ou 1.9TD do audi 80, tanto faz, o 1.9 é mais simples, o 1.6 é igualzinho, apenas tem uma saida extra a meio que servia para refrigerar o turbo do 1.6. Qualquer um deles daria, logo, seria obviamente o mais simples de fazer o que optaria, lool.
O tubo que lá tenho está todo enferrujado, mas a fuga de água é minima, hoje pus um pouco de silicone e vou ver se faz algum efeito, se fizer, anda assim, se não fizer, vou ter de ver os tostões para esse investimento.

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O turbo é de facto um KKK K14, mas pelo que investiguei desses turbos, a wastegate é pouco ajustável de origem, mas o sistema é diferente do meu garret e ainda não fui lá fuçar a ver se há algo mal ou não, ainda estou em semi-fase de testes, mas a pressão que tem feito não me parece nada normal. O antigo dono tinha umas noções de mecânica e gostava de acelerar, tanto que espetou o golf a fazer um drift de traseira, mas a waste pode estar carbonizada em aberta, tenho é de ver como posso testar isso sem muita complicação.

Sugestões?????
Abraços ;)
 
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Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Reactive se reparares a westgate tem um parafuso sexto avada interior senão estão em erro repara senão esta todo enroscado para dentro...

Se estiver e sinal que tens a westgate toda fechada dai teres essas pressões

Abraço
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **... 1.9 TD SWAP! Ajuda??????? ...**

Reactive, esse turbo se estiver com o parafuso da waste todo para dentro esta não abre.

25112010350.jpg


Aqui está a waste do meu antigo.

Para lhe mexer é simple, tens a porca e um parafuso sextavado interior, desapertas a porca exterior e apertas o parafuso com a chave sextavada, é muito simples é aquele porca que está na imagem :)
 
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