Olá pessoal, tenho um audi a6 2.5 tdi 180cv de 2001, já troquei as árvores de cames uma vêz e como pensei que esse problema não ia acontecer mais, investi muito dinheiro no carro sempre em cima de qualquer picoisse, mas agora esse problema da árvore de cames voltou a acontecer, não sei o que fazer pois o carro nestas condições e par mais com a crise em que estamos vale muito pouco, o que me fáz pensar em mandar arranja-lo outra vêz (3500€), no entanto tenho bastante receio de que este problema volte a surgir, já li aqui muita esplicação que ajuda, mas gostaria de perguntar mais umas coisas, li em alguns sitios que o problema é o separador o óleo que não há pressão suficiente para o óleo lubrificar correctamente a parte de cima das cabeças, outros dizem que é o mterial que é macio, feito na china embora com o emblema da audi, outros dizem que não devemos uzar o serviço long-life num caso até foi a própria Audi desaconselhar um cliente para não fazer as mudanças de óleo de 30 em 30mil mas sim de 15 em 15mil, por fim li sobre alguém que ia meter uma lata daqueles produtos de tratamento do óleo lá para dentro do carro quando troca-se o óleo da proxima vêz, alguém sabe se esses produtos podem de facto resolver esta situação? Será que se mandar a arranjar e meter um produto desses o problema não volta a acontecer? haaa e acerca das arvores de cames encontrei umas de outra marca que dizem ser mais resistentes, mas não sei se confio em mandar vir uma coisa destas e depois corre mal.....
CAMSHAFTS KIT BY KOLBENSCHMIDT & INA FOR 2.5 TDI V6 AUDI VW A4 A6 A8 PASSAT | eBay
Viva.....
E que tal passares primeiro pelas apresentações? Não custa nada...... As regras sao para cumprir!
Quanto ao teu problema.... Tudo o que te digam é daqui é dali, foi isto foi aquilo, esqueçe, As Cams de origem sao mesmo mto macias, e nao sao feitas na "China" agora algo tens ai errado para comer cams assim, a minha allroad com esse motor AKE 180CV tem essas mesmas cams problematicas e já conta dom 230 mil km com as cams de origem com um desgaste minimo e perfeitamente normal para a kilometragem, nao gasta oleo nem agua, nem anda la nada dentro a bater esta certinhaaaaaa.
Os meus cuidados para ela estar assim são simples:
Mudas de 10 em 10 mil km (Motul 5W40)
Nunca mas nunca passo das 2000 rpm a frio
Nunca mas nunca chego ao fim de uma viagem e paro logo o motor, alias tenho por habito 1 ou 2 km antes do destino faze-los a baixa rotação e deixo sempre pelo menos 1 minuto ao relantim antes de desligar
Ah depois de ela estar com o motor a temperatura correcta acredita que minha leva grandes apertoes, chego a fazer grandes tiradas de AE sempre a dar calor.....
Estou fartinho de dizer isto, estes 2.5 são extremamente fiaveis, não tenho problemas em agarrar na minha HOJE encher o deposito e arrancar para uma viagem de 3 ou 4 mil km, sei que me leva e que me tras, Agora não são tolerantes a desleixos, nem avarias, por ex, basta uma má escolha de oleo que independentemente de cumprir com a norma ajuda e MUITO a dar cabo das cams, a manutenção é cara sim, mas quem vai para um motor destes tem de estar preparado para aquilo que vai comprar com todos os pros e contras.
Ha quantos km reparas-te as cams? é que isso já não é normal, de certeza que tens por ai outro qualquer problema que leva ao desgaste prematuro das cams.