Audi 80 Avant

Tópico em '80 / 90 / 100 / Coupe' iniciado por ALVES134, 21 Fev 2019.

1. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    zefern é isso mesmo que estou a pensar fazer, aproveitar e dar uma limpeza naquilo, só espero que seja mesmo uma lâmpada queimada e não feitio isto pelo facto de apenas a iluminação estar mais fraca(visível na foto) e não haver uma falha completa.
    Vou aproveitar também para limpar a caixa que suporta os manometros porque está cheia de resíduos e de pó que entra pelos pinos de regulação.
    Ainda tenho é que ponderar quantas lâmpadas comprar pois não sei ao certo quantas são no total e sei que de um dos lados, penso que do lado do conta rotações leva mais uma que do lado do velocímetro, mas penso que com 10 lâmpadas faço a festa e ainda deve sobrar alguma.

Aqui à tempos troquei as lâmpadas dos comandos da sofagem porque tinha uma queimada, só consegui arranjar de1.5v(iguais às de origens), apesar de ter ficado com a iluminação porreira acho que poderia ter ficado melhor pois acho demasiado fraca ainda assim, entretanto comprei umas de 2v o meu medo é que por serem de 2v acabem por aquecer mais e derreter o plástico interior dos comandos, é uma questão a ponderar ou então arranjar uns leds que não aqueçam e iluminem mais os comandos.

zefern gostou disto.
  2. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    918
    Não é v mas sim w (1,2w ou 2w)...;)
    Pelo motivo do aquecimento é que aconselho a mudar para led, sempre que possível. Dependendo do led a usar, o consumo rondará 0,5w, terá mais luz e menos aquecimento. E sendo um bom led dura muito mais que uma lâmpada, que aquecendo/arrefecendo o filamento torna-se muito mais susceptível de fundir.
    Atenção ao limpar o quadrante, não usar produtos corrosivos, em especial atenção ao painel preto frontal e ao acrílico transparente.

ALVES134 gostou disto.
  3. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    918
    Tens aqui um vídeo que não sendo da substituição de lâmpadas, dá para ter ideia da desmontagem e vê-se bem os tais difusores de luz que mencionei e que estando sujos originam aquelas sombras na iluminação.

ALVES134 gostou disto.
  4. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    Zefern é isso mesmo W e não V, enganei-me ;).

Em principio vou optar por lâmpadas, até hoje só queimou uma vez a luz do relógio e a luz indicadora de mínimos(queimou à pouco tempo), esta iluminação mais fraca sempre esteve assim, apesar de ter dito ao electricista para ver o que se passava o artista esqueceu-se.

Se efectivamente vier a fazer uma limpeza será uma coisa mesmo superficial e sem utilizar produtos pois não quero arruinar nada.

zefern gostou disto.
  5. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    Uma questão:

Nos comandos da sofagem tenho umas lâmpadas originais T5 12v 1.2w, apesar da iluminação ser homogénea acho um bocado fraca e como tenho aqui umas iguais mas de 2w estou a ponderar trocar por essas a ver se a iluminação fica mais forte no entanto a questão é o aquecimento e o medo de derreter o plástico.

Penso em trocar por uns leds uma vez que à partida o consumo e aquecimento será menor.
    Os leds em questão são os T5/W2x4.6d 12v 0.24w branco 3lm

Serão estes os Leds indicados?
    Aquecem menos que as lâmpadas(1.2w e 2w)?
    A iluminação ficará homogenea?
    A iluminação ficará mais forte?

6. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 245
    Tudo menos esses.
    Tem de ser led COB

ALVES134 e zefern gostam disto.
  7. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    918
    Os que o Madlima indica na pag. anterior. COB 360º
    Aquecem muito menos.
    Se forem de 360º fica homogênea.
    Fica obviamente mais forte em relação às lamp de 1,2w.

ALVES134 gostou disto.
  8. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
  9. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    Leds recebidos agora a questão é serão COB ou não? :)

10. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 245
    São COB. A questão ė: que marca é? Se não for de qualidade, em pouco tempo estás a trocar de novo.

ALVES134 gostou disto.
  11. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    madlima29 a marca não sei no site não mencionava a marca, mas por 0,20€ cada um duvido que sejam MAXGTRS

12. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 245
    Não digas que não foste avisado.
    Já vi LED's desses a pegar fogo.
    Não que provoque incêndio, mas já faz um fuminho. Estraga mais do que outra coisa.

ALVES134 gostou disto.
  13. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 245
    € 3,14 25%de desconto | Lâmpadas de led branco/vermelho/azul/verde/amarelo, luz de leitura, 10 lâmpadas de led cob para porta de carro, luz espalhada, branca/vermelha/verde/amarela
    https://a.aliexpress.com/_mPZtpvG

ALVES134 gostou disto.
  14. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 245
    O segredo de quem altera para led nos quadrantes, é aplicar uma resitência de 350ohms na linha positiva da luz de mínimos para o quadrante, e quadruplica a longevidade do led sem afetar quase nada a luminosidade.

Last edited: 15 Dez 2021
    ALVES134 gostou disto.
  15. ALVES134

ALVES134

5 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    327
    madlima29 espero bem que não peguem fogo.

A intenção ao usar estes leds é ter mais luminosidade nos comandos da sofagem e não queimar aquilo :), por isso é que optei por leds e não lampadas de 2w por causa do aquecimento.

Partilhar esta página