Audi S5 (2012)

A diferença de espaço atrás é mínima, mas sem dúvida que o acesso fica muito muito facilitado no sportback. Seja para uma pessoa com mobilidade mais reduzida, seja para montar uma cadeira de criança.... E claro, para quem vai à frente não ter que sair do carro para que o alguma destas coisas possa ser feita.

Podes perguntar...enquanto souber responder estou cá para ajudar.

Se o inglês não for problema, tens alguns foruns porreiros. Ora toma lá:
Audi A5 Forum & Audi S5 Forum - A5/S5 Owners Club
Audizine Forums
Audi | A4 A6 S4 TT A5 S5 | New, Used Reviews, Test Drives - Audiworld.com

Ou se preferires em espanhol, mas sinceramente menos interessante e com pouca informação relativa ao S5:
Audi Sport Ibérica Club - Foros

Enjoy! :)
 
Pois ingles pra mim é pra esquecer, ainda se fosse em alemão isso sim 8)

Então da-me la uma pequena explicação de como usas a caixa. Eu nunca conduzi um carro com cx. auto. e tenho bastante curiosidade, sei mais ou menos o funcionamento mas com estas caixas s-tronic têm algumas coisas muito boas que é preciso saber explorar.
Por exemplo em AE vais em modo D? Consegues atingir a vel. maxima em modo D?
Quando utilizas normalmente o modo manual com as patilhas no volante e o que é isso do dynamic?

Abraço
PS. Por ai por st. Moritz ja deve tar uma camada de neve do caraças não? Vê se deixas o bicho descansar na garagem ;)
 
Pois, infelizmente foruns em alemão não conheço, mas acredito que existirão bastantes, afinal é uma marca alemã.

Ora vamos lá ver.
S-Tronic: Não me vou atrever a tocar na teoria para não arriscar dizer asneira. É que na realidade eles chamam à s-tronic (ou DSG na VW) caixa manual automatizada :S Pois, logo a partir daqui prefiro não desenvolver mais porque gosto pouco de falar quando não estou 100% certo do que digo. A verdade é que na prática o funcionamento do ponto de vista do utilizador é igual ao de uma caixa automática, ou seja, só nos preocupamos com dois pedais e a caixa lá faz o trabalho dela sozinha. Claro que sendo de dupla embraiagem as mudanças são feitas de forma absurdamente rápida, e se já alguma vez conduziste um carro com a tradicional caixa automática com conversor de binário (torque converter) irás notar uma diferença enorme, para melhor.

Em relação ao modo D/S, segundo sei, faz apenas diferença nas mudanças de caixa não afetando em nada o comportamento dos restantes componentes, como acontece com os diferentes modos do Audi Drive Select (onde se inclui o Dynamic). Em modo D(rive) as mudanças são feitas de forma mais relaxada e a baixa rotação, ou seja, indicado para uma condução normal (vá, para quem normal não é sinónimo de andar o dia todo com o pé a fundo). No modo S(port) a caixa parte do principio que quem está atrás do volante é um maníaco que a qualquer momento quer sair disparado e portanto mantem o motor sempre a uma rotação mais elevada tendo sempre selecionada uma mudança relativamente baixa (dependendo da velocidade a que vais obviamente) dando uso a uma mais elevada faixa de rotação do motor. Aqui também irás sentir as mudanças a entrar de forma mais bruta quando vais a fundo.

Ao que sei, a velocidade de ponta em nada depende destes dois modos, e em qualquer um deles podes atingir o limitador. Não te posso falar por experiência própria porque o curto troço de autobahn que tive oportunidade de apanhar era de apenas duas faixas e o trânsito não permitiu passar dos 240km/h. Além de que, quando carregas no acelerador a fundo quer-me parecer que a caixa se está a borrifar para o facto de estar em D ou S. É que tens um clique no final do curso do acelerador que parece dizer à caixa/motor "ok, parece que o rapaz está com pressa" e ele automaticamente manda umas quantas mudanças abaixo e sai disparado. Digamos que é raro andar em modo S....só por breves momentos quando quero que o carro esteja preparado para uma ultrapassagem mais apertada. Quando a ideia é passar um bom momento prefiro colocar no modo manual e dar uso às patilhas no volante, ou então, nestas alturas, poderei dar um pouco de uso ao modo S, também.

Relativamente ao Dynamic. Bem, é um dos modos disponíveis no Audi Drive Select. Se comprares um S5 usado aconselho-te a ter atenção a este pormenor. Com o Audi Drive Select (não vem de série mas é um extra que custa tipo 300Fr) tens vários modos disponíveis: Comfort, Auto, Dynamic, Individual (agora com o facelift passou a estar disponível uma 5ª opção: Efficiency)

Julgo que os nomes falam por si. Permite que ajustes as configurações do carro de acordo com o teu estado de espirito. De série permite ajustar motor e caixa, e, dependendo dos opcionais que equipem o carro, permite ajustar a direção, suspensão e diferencial desportivo. Tem portanto também atenção a isto quando comprares o carro. Pessoalmente, como fui eu a fazer a configuração, optei por não deixar nada disto de fora.
Falando especificamente do Dynamic, é o modo mais desportivo, com a suspensão mais rija, volante com um feedback mais interessante (e "duro" também), etc. Automaticamente também seleciona o modo S na caixa, mas eu trato logo de voltar a acalmar o bicho colocando no D.

Bem, o testamento já vai longo. Para terminar, sim, cá por cima a neve voltou a atacar nestes dois últimos dias. Mas parece que já aí vem o sol outra vez, o que não impede que nesta altura já seja difícil ter temperaturas acima de 1 ou 2 graus.
O bicho não pode descansar muito caso contrário habitua-se mal :D É o primeiro inverno e quero que ele se habitue à dureza. Sendo que o carro da empresa é um VW Polo (tração dianteira), a cada passo dou a desculpa a mim mesmo que tenho que olhar pela minha segurança, e o sistema quattro é uma maravilha, além de precisar justificar o investimento que fiz em jantes e pneus de inverno :rolleyes:

Se fui confuso ou vago em algum ponto diz que eu tento retificar.

Cumps
 
Bem em primeiro obrigado suicidalguitar, pela disponibilidade em escrever esse texto enorme :)
Pois como tinha dito em cima nunca conduzi nenhum carro automatico.
Esse tal click de que falas no fundo do pedal segundo ouvi dizer é o chamado kick down que é como disses-te pra deitar umas mudanças abaixo e disparar. Claro o modo manual deve ser fixe tipo em estradas com curvas e assim.
Pelo que explicas ai e pelo que ja ouvi falar (tambem ja ouvi muito da caixa DSG nos r20) deve ser mesmo altamente.
Pois isso do audi drive select não fazia ideia, mas parece ser bastante util. Ja andas-te em outras opções? Nota-se bastante a diferença?
Fiquei bastante mais esclarecido e com um apetite tão grande de ir buscar ja um :roll:

Pois aqui tambem ja nevou e tão umas temperaturas ui! Mas com este tempo ate mete dó ver um carro desses na estrada :'( mas por outro lado tambem tens razão, eles foram feitos pra andar em todos estados climaterios e desfrutar :p

- - - - - - - - - -


Ja dei uma vista de olhos e realmente parece ser bastante interessante.
Obrigado ;)
 
Last edited:
A minha experiência com outros carros automáticos também é curta, mas recentemente fiz quase 400km com um Mercebes ML e deu para perceber bem a diferença. Sei que são carros completamente diferentes, mas não deixa de ser uma caixa automática com um comportamento muito diferente. Sim, o click é o chamado kick down na língua dos beefs. Já agora, também na língua dos beefs, depois não percas oportunidade de testar o lunch control. Segundo a Audi, o Coupe faz 4.9seg dos 0-100km/h :D Infelizmente ainda não tive oportunidade/condições de comprovar os 4.9seg, mas o tempo que faz é o mínimo. Vale pena sensação que te dá.

Perguntas se já andei noutras opções? Como assim? Nos outros settings além do Dynamic? Claro, agora com a estrada cheia de neve tendo a usar o Comfort para não sentir tanto as irregularidades e para ter a potência mais controlada. O automático também é uma boa opção uma vez que o carro de adapta de acordo com o teu estilo de condução naquele momento. O Efficiency gostava de usar com mais regularidade mas a resposta do acelerador faz-me lembrar demasiado o Polo (carro da empresa), lol. Não tenho paciência para o tempo que demora nas recuperações. O Individual vai dando para experimentar umas coisas visto poderes, por exemplo, amansar o motor no modo comfort, mas manter o som do motor/escape no modo Dynamic e colocar a direção também em Dynamic para teres mais feedback....etc etc...

Ainda hoje fiz 170km em que mais de metade foi com neve na estrada. Custa um pouco ver o estado em que o carro fica (porco que mete dó), e tento sempre manter-me afastado do carro da frente para não levar com a "gravilha" que espalham pela estrada, mas os carros são para ser usados. Obviamente que tenho os devidos cuidados, mas não me deixo ficar escravo de um carro. Comprei para usufruir, não para ficar metido na garagem só porque não o quero sujar. Além disso, uns bons pneus de inverno + sistema quattro....hmmm....que maravilha :roll: Se tivesse feito a viagem com o Polo, tinha demorado uma boa meia hora a mais a chegar ao destino...eventualmente com alguns sustos pelo caminho. Claro que também tinha gasto metade do combustível :'(
 
Last edited:
Isso do lunch control tambem não faço ideia do que é.
Sim isso mesmo tava-me a referir a outros settings. Não sabia que ao mudares de setting tambem muda o motor, ou seja o estado do motor pensei que era mesmo so a nivel de suspensão/direcção.

Vejo que fazes bastantes km, eu por exemplo durante a semana faço muito poucos km visto que trabalho muito perto de casa.
Ja foste com ele a Portugal?

Abraço
 
Melhor do que tentar definir o lunch control, aqui tens um exemplo dos 0-100 sem usar o lunch control e usando:


Existem outros vídeos que explicam como fazer, mas basicamente tens que desligar o ESP, colocar em Dynamic, pisar a fundo no travão com o pé esquerdo, pisar a fundo no acelerador (para lá do tal click). O carro vai acelerar até às 3200rpm e estabilizar (como vês no vídeo). Encostas a cabeça no banco :D, largas o acelerador e desfrutas.

Faço alguns kms sim. Para andar cá por cima no dia-a-dia uso quase sempre o carro da empresa, e acabo por deixar este carro para as viagens maiores. Seja para ir ao escritório em Chur, para ir apanhar um avião a Milão ou Memmingen, para os passeios......
Sim, fui com o carro a Portugal nas férias em Abril/Maio. Mais para lhe fazer a rodagem visto que nessa altura ainda nem 2000km tinha e tinha receio de abusar antes de fazer mais uns quantos kms. Acabei por aproveitar também porque nunca tinha experimentado ir de carro. Posso dizer que dificilmente volto a repetir. Adoro conduzir, mas a viagem é demasiado chata. Passar França que está repleta de radares, é de dar em louco. É que as multas agora aparecem cá todas!

Cumps
 
Last edited by a moderator:
Bem adorei esse vídeo que ronco e que disparo! Isso do lunch control é muito bom fogo adorei.
Ir apanhar um avião a Milão... Pois visto bem as coisas deve ser mais perto do que ir pra Zurich.
Eu sou-te sincero se vier a ter uma maquina dessas é pra ir com ele a Pt de ferias, e não vou pra armar nem pra mostrar nada a ninguém, simplesmente lá em Pt sim da pra desfrutar disso. As viagens já se sabe são um pouco chatas e claro que não se pode abusar muito. Mas se repares aqui na Suíça também é pra esquecer se andares constantemente a abusar na velocidade mais tarde ou mais cedo és apanhado e as consequências são grandes aqui.
Obrigado pelas informações!

Abraço vai postando umas fotos
 
Pois, qualquer um dos três aeroportos na zona de Milão fica à mesma distância, ou mesmo mais perto do que o aeroporto de Zurique. Além de que fica mais fácil encontrar bons preços e mais disponibilidade de horários quando se pode escolher entre easyJet, Ryanair e TAP :)

Sem dúvida que em Portugal dá para aproveitar um pouco mais as potencialidades do carro. Azares podem acontecer em todo o lado, mas lá temos mais alguma noção de onde podemos abusar (eu não escrevi isto :assobio: ). Mas além de ser uma viagem chata, fica também muito mais dispendiosa do que ir de avião, principalmente num carro destes. Pelo menos para um casal que, no máximo, com 200/250 euros faz a viagem de ida e volta de avião. Não chega para a gasolina só para a viagem de ida, muito menos incluindo portagens e desgaste do carro. Por isso é que dificilmente consigo justificar voltar a fazer a viagem para Portugal de carro.

Mas admito que adorava ter lá o carro para o gozar um pouco mais à vontade.

Agora fotos só se for para mostrar o estado miseravel em que o carro fica cada vez que sai à rua... :|

Cumps

edit: Ficamos sim à espera de fotos do que venhas a comprar. Boa sorte e se precisares de dicas, chuta!
 
Viagens de avião a 200/250€ o casal ida e volta?? aonde?? Diz-me que eu compro-as todas! É que ate agora tenho pago sempre na ordem dos mil aerios para mim e para a minha mulher! Mesmo na easyjet (que teria de ir apanhar a basel porque em zurich não ha voos para pt da easyjet) fica pouco mais barato que sejam ai uns 200 a 300€ de diferença ou seja ainda fica por 700/800 aerios!!
E quando tiver um filho mais caro se torna ou seja pra mim compensa-me ir de carro.
Atenção que tou a falar em epocas altas tipo Julho/Agosto e dezembro.
Ainda agora pra dezembro foi um castigo arranjar uma viagen na ordem dos mil €, era tudo pra cima de 1500€!

Opa quanto ao meu carro ainda nada ta decidido, eu quero muito o s5 spotback mas vou ter de ver bem os preços deles la pra abril/maio. Se der vai ser um prazer e talvez possa-mos fazer ate um encontro ou algo do genero mas logo se vê ;)

Abraço
 
Bem, as viagens pela easyjet em Basel não são de facto das mais baratas pelo que já tive oportunidade de ver em algumas ocasiões. Depende também da altura e antecedência com que se compre, obviamente. Mas Pela easyJet em Malpensa, ou Ryanair em Bergamo ou Memmingan (Munique) consegue-se preços na ordem daquilo que falei. Claro que vivendo em Zug, o que fica mais à mão é mesmo Zurich e Basel. Por exemplo, para mim Basel não justifica porque os preços não são nada de especial (mesmo na easyJet), além que de já fica demasiado longe. No entanto, se a altura em que vais a Portugal é Julho/Agosto e Dezembro, fica mais difícil conseguir bons preços seja onde for. Nesses casos, e principalmente quando tiverem um filho, já começa a justificar ir de carro. Mesmo que a nível de custos fique ela por ela, a nível de liberdade é outra coisa.

Ok, força com isso. Se eu souber de algum usado a bom preço eu aviso ;) Deposi lá se combina alguma coisa.

Abraço

Edit: Por curiosidade fui ver na AMAG em Chur onde comprei o meu e está lá um Sportback igual ao que eu "experimentei" (na volta até é o mesmo). Aparentemente só as jantes são outras, mas talvez por ter montado pneus de Inverno. No entanto terá sido matriculado já em Janeiro deste ano, e o preço acaba por ser puxadote.
AMAG Chur: Audi S5 Sportback
 
Last edited:
Pois como ves os preços em algumas situações não ficam assim tanto em conta, mas é obvio que de avião é muito mais confortavel. Eu prefiro pagar mais qualquer coisa e ir pra zurich do que pra basel quanto mais ir pra munique! Ou menos aqui apanho o comboio e vou direto pro aeroporto de zurich sem chatices e é um saltinho.
Pois a altura tambem conta muito mas Julho/Agosto é que é fixe né.

Pois esse ta lindo, reparando agora bem no interior a tua manete de mudanças é mais bonita e o volante tambem mas do resto parece igual por dentro.
Mas esse preço :eek:
Isso ta completamente fora do meu orçamento, mas esse tambem é de este ano com tao poucos km.
Eu por agora nem quero começar a ver porque depois fico com a pica toda e o investimento ainda não é pra agora.
Mas eu terei de ver por ai os de 2010 talvez ja arranje com uns preços porreiros...

Ps: Mas tu tas perto da praia! De St. Moritz à praia mais proxima da italia deve ser um saltinho! Como eu gostava!!
 
Pois como ves os preços (...)
Ps: Mas tu tas perto da praia! De St. Moritz à praia mais proxima da italia deve ser um saltinho! Como eu gostava!!
Cá em cima estamos longe de tudo mas temos a vantagem de estar praticamente à mesma distância de Zurique, Milão, Munique... Acabo por poder optar pela viagem mais barata que aparecer :)

Além das diferenças mais notórias como é o caso do volante e punho das mudanças, o MMI (Multi Media Interface) levou um belo update (como se pode ver neste post, surgiram alguns pormenores em "alumínio" em alguns switchs um bocadinho por todo o lado... Mas no fundo não passou de uma lavagem de cara.

Bem, quanto à praia, as mais próximas serão na zona de Génova, mas não diria que 320km é um saltinho, eheh. Por acaso ainda não conheço a zona, mas no próximo verão hei-de lá dar um salto num fim de semana.

Por acaso já trabalhei num igual a esse!

Parabéns pela máquina ;)
Olá Diogo, e obrigado. Eu não diria que o carro é igual, diria sim que o carro é exatamente o mesmo, eheh. Lembrar-me como ele ficou nesse dia, e como está neste momento depois de uns valentes km na neve....ainda sem oportunidade de o lavar...:'( Tenho pena de dificilmente voltar tão cedo a Portugal com o carro, mas se acontecer, ele vai novamente fazer-te uma visita para lhe dares mais um tratamento ;)

Se tiveres mais fotos podes partilhar (só peço para apagares a matrícula)...



Cumps
 
Back
Top