Pois, infelizmente foruns em alemão não conheço, mas acredito que existirão bastantes, afinal é uma marca alemã.
Ora vamos lá ver.
S-Tronic: Não me vou atrever a tocar na teoria para não arriscar dizer asneira. É que na realidade eles chamam à s-tronic (ou DSG na VW) caixa
manual automatizada :S Pois, logo a partir daqui prefiro não desenvolver mais porque gosto pouco de falar quando não estou 100% certo do que digo. A verdade é que na prática o funcionamento do ponto de vista do utilizador é igual ao de uma caixa automática, ou seja, só nos preocupamos com dois pedais e a caixa lá faz o trabalho dela sozinha. Claro que sendo de dupla embraiagem as mudanças são feitas de forma absurdamente rápida, e se já alguma vez conduziste um carro com a tradicional caixa automática com conversor de binário (
torque converter) irás notar uma diferença enorme, para melhor.
Em relação ao modo D/S, segundo sei, faz apenas diferença nas mudanças de caixa não afetando em nada o comportamento dos restantes componentes, como acontece com os diferentes modos do Audi Drive Select (onde se inclui o Dynamic). Em modo D(rive) as mudanças são feitas de forma mais relaxada e a baixa rotação, ou seja, indicado para uma condução normal (vá, para quem normal não é sinónimo de andar o dia todo com o pé a fundo). No modo S(port) a caixa parte do principio que quem está atrás do volante é um maníaco que a qualquer momento quer sair disparado e portanto mantem o motor sempre a uma rotação mais elevada tendo sempre selecionada uma mudança relativamente baixa (dependendo da velocidade a que vais obviamente) dando uso a uma mais elevada faixa de rotação do motor. Aqui também irás sentir as mudanças a entrar de forma mais bruta quando vais a fundo.
Ao que sei, a velocidade de ponta em nada depende destes dois modos, e em qualquer um deles podes atingir o limitador. Não te posso falar por experiência própria porque o curto troço de autobahn que tive oportunidade de apanhar era de apenas duas faixas e o trânsito não permitiu passar dos 240km/h. Além de que, quando carregas no acelerador a fundo quer-me parecer que a caixa se está a borrifar para o facto de estar em D ou S. É que tens um clique no final do curso do acelerador que parece dizer à caixa/motor "ok, parece que o rapaz está com pressa" e ele automaticamente manda umas quantas mudanças abaixo e sai disparado. Digamos que é raro andar em modo S....só por breves momentos quando quero que o carro esteja preparado para uma ultrapassagem mais apertada. Quando a ideia é passar um bom momento prefiro colocar no modo manual e dar uso às patilhas no volante, ou então, nestas alturas, poderei dar um pouco de uso ao modo S, também.
Relativamente ao Dynamic. Bem, é um dos modos disponíveis no Audi Drive Select. Se comprares um S5 usado aconselho-te a ter atenção a este pormenor. Com o Audi Drive Select (não vem de série mas é um extra que custa tipo 300Fr) tens vários modos disponíveis: Comfort, Auto, Dynamic, Individual (agora com o facelift passou a estar disponível uma 5ª opção: Efficiency)
Julgo que os nomes falam por si. Permite que ajustes as configurações do carro de acordo com o teu estado de espirito. De série permite ajustar motor e caixa, e, dependendo dos opcionais que equipem o carro, permite ajustar a direção, suspensão e diferencial desportivo. Tem portanto também atenção a isto quando comprares o carro. Pessoalmente, como fui eu a fazer a configuração, optei por não deixar nada disto de fora.
Falando especificamente do Dynamic, é o modo mais desportivo, com a suspensão mais rija, volante com um feedback mais interessante (e "duro" também), etc. Automaticamente também seleciona o modo S na caixa, mas eu trato logo de voltar a acalmar o bicho colocando no D.
Bem, o testamento já vai longo. Para terminar, sim, cá por cima a neve voltou a atacar nestes dois últimos dias. Mas parece que já aí vem o sol outra vez, o que não impede que nesta altura já seja difícil ter temperaturas acima de 1 ou 2 graus.
O bicho não pode descansar muito caso contrário habitua-se mal
É o primeiro inverno e quero que ele se habitue à dureza. Sendo que o carro da empresa é um VW Polo (tração dianteira), a cada passo dou a desculpa a mim mesmo que tenho que olhar pela minha segurança, e o sistema quattro é uma maravilha, além de precisar justificar o investimento que fiz em jantes e pneus de inverno
Se fui confuso ou vago em algum ponto diz que eu tento retificar.
Cumps