boas
ART,tens razao em dizeres que os motores de competicao sao abertos ou ate nem perdem tempo a abrir,metem novo e já está
abrem so pra estudarem por onde cedeu e pk cedeu
da maneira que falas levas as pessoas a pensar que vao ter que abrir o motor rapidamente como nas competicoes,acredito que nao tivesses intencao de dizer isso mas podes levar as pessoas em erro...
como ja falei anteriormente uso desses filtros desde 1994 em variadissimos carros e o teste de mais kms que ja fiz foram 240000 sempre com o mesmo filtro e no mesmo carro e nunca tive problemas
se bem conheces,e penso que sim,consegue-se ver bem a compressora do turbo num motor de 6 cilindros num bmw...é so tirar o tubo e espreitar,zero de picadelas nas pás e vendi o carro sem nunca ter reparado o turbo com 240000
nos outros nunca fiz tantos kms pk eram vendidos mas zero prob nos outros tambem
posso adiantar que por opccao abri um motor para por pistons forjados para meter mais pressao de turbo e ao rodar as valvulas vi que estas nao tinham picadelas nenhumas
as sedes das valvulas idem
tinha 70000kms sempre com esse tipo de filtro
foi so por a ventosa e dar uma passagem á mao mt suavemente
sim é xato limpar o filtro,realmente nao é tirar e por mas....
tb faço 30000 a 40000 por ano
tiro 15 minutos de 6 em 6 meses para o lavar
meto o de papel e no outro dia que o kn está ja seco meto oleo e ja ta
em relacao ao teste que disseste, se aos 10000kms o kn ja tem menos cavalos que o filtro de origem so leva a concluir que conseguiu filtrar mais particulas que o de origem
se está obstruido é pk as particulas ficaram la "todas" coladas ,enquanto que o de origem as deixou passar para a admissao o que quer dizer que o de papel filtra pior certo?
se um filtro está com mais sujidade que outro com o mesmo numero de particulas introduzidas é sinal que filtra melhor...eu penso assim
a mim isso nunca me aconteceu limpando so de 15000 em 15000 mil mas depende das estradar por onde andamos
estradas com mt pó acredito que aconteca isso,o pó fica "todo" agarrado ao oleo e o filtro fica com menos passagem de ar ,mas o motor agradece nesse caso...
BRUNO podes meter um fitro de caixa kn ou de marca identica sem mexer no catalizador
é so trocar o filtro e ja está
nao esperes mts cavalos,penso que vais notar melhor o toke ao acelerador(binário) do que cavalos mas cada carro é um carro
guarda o de papel para quando fizeres a limpeza do kn
abraco