Solução para o problema cronico da bomba de óleo nos 2.0 TDI.

BD613B36-3903-4D2D-8229-B013106BEADF.jpeg BA74241E-B236-4EA7-9188-05D084A0E6DC.jpeg A5E6CE6D-89BB-44EE-85BA-6065C29284BD.jpeg 332A194D-5C7E-439A-9AE3-051B4CB9732D.jpeg Sabes qual é a tua bomba de óleo é está dê carretes ou a outra de corrente ou tens o sensor do óleo avariado
 
Tanto faz ser um ou o outro. Dão os dois problemas... Os primeiros da na corrente e no sextavado, os segundos dão problemas só no sextavado.. Tenho cá dos dois em casa...
 
Boa Noite!

Peço desculpa por desenterrar o tópico, mas desta vez calhou-me há uns dias...
Audi Q5 de 2008, 2.0Tdi, motor CAHA com 228.222km.
Nunca tive problemas de óleo e sempre trabalhou sem stress, até que no passado sábado em plena A1 acendeu a luz de pressão de óleo insuficiente... Foi a primeira vez que tal me aconteceu, e possivelmente não me tendo apercebido da real gravidade, abrandei, mas percorri ainda cerca de 6-7km a baixo ritmo para poder sair da A1 e parar com mais espaço e segurança.
Tenho um orçamente que inclui a troca completa da Bomba de óleo e reparação do turbo que tem sinais de falta de lubrificação..... uma bela conta!!! :(

Questões... este problema já foi resolvido ou a bomba que virá ainda sofre destes males?

Acredito que na oficina já tenham visto, mas devo reforçar que devem ter atenção a mais algum ponto já que o carro está actualmente com o motor desmontado?
 
Esse problema vai até 2014 se não me engano.
Eles voltaram a montar uma bomba antiga mas tocada por uma correia dentada para ser mudada a quando da distribuição.
Ainda á pouco tempo vi um A5 2.0 TDI 170 de 2010 com a cambota partida e trazia a bomba de óleo de veio sextavado...
Achei o bloco por baixo muito idêntico ao das B7...
Tenho quase a certeza que dá para fazer a conversão para as do 1.9 ou 2.0 TDI sem módulo claro....
 
Pergunta.
E não dá para resolver com o que foi aplicado nos motores mais recentes, nomeadamente do 177cv e do 190cv?
Já deverá ter sido resolvido nesses e à partida será a melhor aposta.
 
O problema é o veio que fica moído ou ainda o encaixe do veio que fica moído (O contrapeso mesmo)
Há quem reforce isso tudo e volte e a montar , há quem meta o do 1.9TDI...esta é a que me faz mais confusão, a bomba do 1.9TDI tem o carreto de tamanho diferente, logo velocidades diferentes, não sei se as pressões depois são as mesmas.

@migsan permite me só uma questão, com que intervalo fazias a muda de oleo?

Acontecia muito nos 2.0TDI PD, nos CR ainda acontece, mas parece ser menos recorrente
 
Pergunta.
E não dá para resolver com o que foi aplicado nos motores mais recentes, nomeadamente do 177cv e do 190cv?
Já deverá ter sido resolvido nesses e à partida será a melhor aposta.
Não dá porque a Audi não vende o carreto da cambota para passar a levar a correia dentada....
 
Confusão nenhuma, a bomba de óleo tem uma válvula de descarga de óleo, assim que chega á pressão ideal faz descarga no carter.... Já vi carros com o sextavado moído e com 180.000 e já vi com 300.000 ainda a andar. Pode ter a ver com o intervalo das revisões ou o tipo de óleo ou mesmo defeito do material....
 
Confusão nenhuma, a bomba de óleo tem uma válvula de descarga de óleo, assim que chega á pressão ideal faz descarga no carter.... Já vi carros com o sextavado moído e com 180.000 e já vi com 300.000 ainda a andar. Pode ter a ver com o intervalo das revisões ou o tipo de óleo ou mesmo defeito do material....
A minha dúvida não é a pressão a mais, é mesmo a pressao a menos, a bomba do 1.9TDI roda a metade da velocidade da original.
Sim, aquilo é um bocado aleatório.
As mudas de 30 em 30 mil na devem de ajudar penso eu
 
A minha dúvida não é a pressão a mais, é mesmo a pressao a menos, a bomba do 1.9TDI roda a metade da velocidade da original.
Sim, aquilo é um bocado aleatório.
As mudas de 30 em 30 mil na devem de ajudar penso eu
Não ajuda mesmo. A minha B7 170 com 180.000 reais , sempre assistida na audi antes de vir para mim, por curiosidade tirei o carter e tinha o veio trancado no contrabalanço, era mais uns klm e Chocapic.... Estava trancado por estar gasto e quase redondo... Acho 30.000 entre mudas é KLM a mais. Depois de fazer a conversão, pus óleo novo e fiz viagem até Fátima, quando cheguei fui ver o óleo e estava completamente preto escuro. Mudei novamente o óleo e filtro e parece estar bem melhor....
 
O problema é o veio que fica moído ou ainda o encaixe do veio que fica moído (O contrapeso mesmo)
Há quem reforce isso tudo e volte e a montar , há quem meta o do 1.9TDI...esta é a que me faz mais confusão, a bomba do 1.9TDI tem o carreto de tamanho diferente, logo velocidades diferentes, não sei se as pressões depois são as mesmas.

@migsan permite me só uma questão, com que intervalo fazias a muda de oleo?

Acontecia muito nos 2.0TDI PD, nos CR ainda acontece, mas parece ser menos recorrente

Viva! No máximo fazia de 30 em 30 mil (recomendado pela marca)... mas houve alturas que cheguei a fazer de 15 em 15mil...

Voltando ao meu caso, tive o carro pronto na passada sexta-feira dia 28/09 e desde aí já devo ter feito uns 400 km nele. Para já tudo OK!
Quanto à reparação foi pesada... 3.050€.... :(

Em resumo o que foi feito:
- Substituição de bomba de óleo
- Substituição de carter
- Substituição de sensor de pressão de óleo
- Mudança de óleo e respetivos filtros
- Filtro de Ar
- Reparação do turbo

Algumas notas:
A bomba antiga já era de carretos e o problema foi mesmo o veio... confirmado pela oficina.
A nova bomba que veio, é completa e foi o que encareceu a reparação. Pelo que me foi dito é já uma revisão diferente da que tinha, daí a necessidade de levar um carter novo de acordo com a nova bomba.
Quanto ao turbo teve de ser reparado, pois para além dos sinais de falta de lubrificação, já tinha a geometria com muito folga e era de aproveitar para reparar o mesmo.

Quando fui levantar o carro estive à conversa com o chefe de oficina onde foi efectuada a reparação, e ele aconselhou-me claramente a mudar o óleo de 15 em 15 mil... (esquecendo o que diz a marca, no caso de 30 em 30).
 
Pois , mais uns vez entra a tal história dos 30 mil kms entre mudas.
Não digo que seja daí, mas acredito que tenha alguma influência.
Nunca passei dos 15 mil, e mudo sempre entre os 10 e os 15.
A A6 por exemplo não passa muito dos 20 com o mesmo óleo, que ela começa a bebe-lo , quando a comprei o óleo tinha 20 mil kms e ja is no minimo , segundo o antigo dono sempre foi assim.



De facto há um módulo que necessita um Carter novo, mas pensei que fosse nos que tivessem módulo de corrente .

Agora é aproveitar o carro! Bons kms com a máquina ;)
 
Viva! No máximo fazia de 30 em 30 mil (recomendado pela marca)... mas houve alturas que cheguei a fazer de 15 em 15mil...
...Quando fui levantar o carro estive à conversa com o chefe de oficina onde foi efectuada a reparação, e ele aconselhou-me claramente a mudar o óleo de 15 em 15 mil... (esquecendo o que diz a marca, no caso de 30 em 30).

Pois eu mudo o óleo de 7,5 em 7,5 mil ou um ano, e uso o 5w40, ja testei usar até aos 10 mil e notei um enorme aumento da viscosidade dos 7,5 para os 10 mil.:assobio:
 
Back
Top