Topico dos Chefs

Só para aquecer um bocadinho...



SOPA DA PEDRA

(8 a 30 pessoas…) :p


INGREDIENTES:

1 l de feijão encarnado (de preferência fresco)
1 orelha de porco
1 chouriço de sangue
1 chouriço de carne
150 g de toucinho entremeado
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal
pimenta
cominhos
750 g de batatas
2 cenouras
1 couve galega


PREPARAÇÃO:

Nota: Se o feijão for fresco não é necessário demolhar, se for seco, por de molho em água, de um dia para o outro.
Leve o feijão a cozer em bastante água, juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, o alho e o louro. Tempere com sal e pimenta. Se for necessário junte mais água.
Logo que as carnes e chouriços estejam cozidos, retire-os e corte-os em bocados. Introduza na panela as batatas e as cenouras, cortadas em quadradinhos. Deixe ferver suavemente até cozerem.
Introduza a couve cortada e deixar cozer ligeiramente.
Retire a panela do lume e introduza as carnes já cortadas.
Verifique os tempere o coloque um pouco de cominhos.
Sirva imediatamente.

Se quiserem cumprir a tradição, colocar uma pedra bem lavada no fundo da terrina ;)
 
O pessoal, a bocado cheguei a casa ca com uma larica, vi um tacho com o resto de arroz do almoco e resolvi inventar um prato, epa ficou um autentico petisco de guerra :p

Por isso dei-lhe o nome de Arroz das trincheiras :D:D

Leva cerca de 5 a 10 minutos para preparar

Para 2 pessoas:

Ingredientes:

Resto do arroz cozido da refeicao anterior :D

1 folha louro

1/5 cebola cortada aos bocadinhos

3 ou 4 dentes de alho cortados aos bocadinhos

2 ovos

1 fatia de queijo

Bocadinhos de presunto a gosto

Piriri a gosto ( se nao gostares nao ponhas :D )

Preparacao:

Por azeite num tacho a aquecer e colocar 4 a 5 colheres grandes de arroz e fritar a lume brando,
juntar a folha de louro, a cebola e o alho e ir mexendo, juntar o piripiri e depois o presunto,
continuar a mexer colocar os 2 ovos e a fatia de queijo cortado aos bocados, mexer bem ate
o queijo derreter e ficar ao vosso gosto (mais seco ou humido).
Para finalizar poem uma fatia de pao em cima do prato e espalham a MISTELA :D por cima
do pao e comem de faca e garfinho. :D
Fiquei surpreendido, pensava que era para o lixo mas marchou que voi uma beleza :p
BOM APETITE ;)

:beer::beer:
 
eh, pah este tópico é do pior... :assobio: são quase 17h e já tou a morrer de fome à vossa conta... lol

está é parado há muito tempo! :assobio:

:D :D :D
 
certamente não conheçem e por isso postei


Pudim do Abade de Priscos


1/2 kg de açúcar
150 gr de açúcar
50 gr de toucinho fresco
1 cálice(s) de vinho do Porto
12 gema(s) de ovo
2 ovos
1 pau de canela
1 casca de limão
3 colher (sopa) de água
1/2 Lt de água


1.Comece por preparar o caramelo para forrar a forma, deitando 150 grs de açúcar numa frigideira ou tacho, juntamente com 3 colheres de sopa de água, leve ao lume mexendo sempre com uma colher de pau, até ficar côr de caramelo, despeje de imediato na forma, e faça circular a forma para que chegue às paredes. (Faça este trabalho com luvas pois a forma aquece muito e pode queimar-se)
2.Num recipiente que possa ir ao lume misture o,5Kg de açúcar com 5 dl de água o toucinho cortado em tiras fininhas a casca do limão e o pau de canela.
3.Deixe ferver até atingir ponto de fio (103º C no pesa xaropes=termómetro de doçaria)ou 5 minutos exactos de fervura.
4.Retire do lume e deixe arrefecer.
5.Misture as gemas, os ovos inteiros, e o vinho do Porto a esta calda.
6.Deite o prepardo dentro da forma já caramelizada, e leve a cozer em banho maria em forno pré aquecido a 250ºC, durante mais ou menos 50 minutos, mas verifique se está cozido antes de o retirar.
7.Deixe arrefecer e desenforme frio.Sirva decorado com gomos de laranja.

Nota:
Assim que começar a preparar o pudim, acenda o forno e coloque dentro o recipiente com água onde vai o pudim a cozer em banho-maria.
 
Receita de punheta de bacalhau

2 postas de lombo de bacalhau
1 cebola média
azeite
vinagre
agrião
azeitonas

Desfiar duas postas do lombo do bacalhau devidamente demolhadas, lavar bem com água fria e estender numa travessa. Cortar em palitos uma cebola média. Misturar e regar com azeite e umas pingas de vinagre. Servir frio acompanhado de salada de agrião, broa e azeitonas.


bom apetite
 
EXCELENTE TOPICO...

vou tirar o curso de tecnicas de produção alimentar no estoril se tudo correr bem...

Pois realmente foi algo que sempre me interessou...(tambem sou suspeito...a minha mae é chefe e fui habituado a cozinhar desde pequeno...
 
Pessoal ja agora...alguem me sabe dizer algumas maneiras mas nao muito distintas uma da outra de como fazer o recheio de uma sapateira???
 
Doces, só sei fazer gelatina :lol: :lol:

Agora uma receita rápida que costumo fazer é esta:

Frango no forno com sopa de cebola

Aqui vai mais uma deliciosa receita para juntar as ja existentes...

Ingredientes:
1 frango
1 pacote de natas
1 pacote sopa de Cebola
1 crveja

Preparação:
Num pirex colocar o frango ja partido em pedaços grandes, deitar po cima a sopa de cebola, regar com a cerveja e depois por o pacote de natas a cobrir os pedaços de frango.Vai ao forno até assar, e acompanha-se com arroz branco e salada ou batatas fritas (ou tudo junto). Simplesmente delicioso

Bom, meus amigos, tenho a dizer que tenho agora o "verdadeiro" no forno... :D :D

A ver vamos o que sai dali... ele bom aspecto até tem, mas o sabor... :roll:

Rater, põe-te "a pau", se eu não gostar já sei com quem reclamar... :D :p :D :p

Abraço
 
E já que estamos quase quase no S. João fica aqui um petisco extremamente simples e super saboroso para acompanhar as sardinhinhas ;)


Pimentos (bem) Avinagrados


INGREDIENTES:

Pimentos, muitos, verdes e vermelhos
Azeite
Vinagre
Alho (faz toda a diferença)
Sal e pimenta


PREPARAÇÃO:

Assar os pimentos e arranja-los devidamente. Cortar em tiras. Deixar arrefecer totalmente.

Preparar o molho misturando bem o azeite, o vinagre (a gosto, mas fica bem com bastante), o alho picado muuuuiiiito finamente ou bem esmagado, o sal e a pimenta. Deixar repousar para absorver bem o sabor do alho. Provar e rectificar temperos.

Verter sobre os pimentos e misturar muito bem.

Pronto a petiscar! ;)
 
ora então deixo aqui uma da minha autoria..
não exponho os ingredientes em lista pois é algo que faço a "olho" :D

foi uma receita que inventei e que corre tão bem que até o meu pai que não gosta de massa, come e repete!! :twisted:

Macarrão al forno (á moda do AgA)​

:arrow: cozer macarrão suficiente para o numero de pessoas (normalmente faço 500g de macarrão para 4/5 pessoas)..
cozer com água, sal, 1 ou 2 dentes de alho inteiros e uma solher de sopa bem carregada de margarina

:arrow: preparar um tacho com um refogado de azeite, 2 dentes de alho picados, 1 cebola média picada, temperado com pimenta preta qb e oregãos qb
:arrow: 2 febras picadas (normalmente peço para picar no proprio talho) pra dentro do tacho do refogado
:arrow: 1/4 de chouriço de carne partido aos cubos
:arrow: uma embalagem pequena de tiras de bacon
:arrow: uma lata pequena de cogumenlos laminados
:arrow: uma lata pequena de rebentos de soja (se gostarem)
:arrow: uma cenoura cortada aos cubos

:arrow: deixar isto a cozinhar no tacho, com uma pitadinha de sal, pouco pois o chouriço e o bacon já "salgam" a comida ;)
sempre a mexer bem para que não esturre nem agarre ao fundo do tacho
:arrow: quando já estiver a carne cozinhada juntem um pacote de natas ou em alternativa saudável uzem as "pseudo-natas" da Vaqueiro ;)

:arrow: entretanto o macarrão já deve estar cozido, escorram o macarrão e tirem os dentes de alho lá do meio...

:arrow: agarrar num pirex e besuntem-no todinho com margarina

:arrow: despejar o macarrão para dentro do tacho da carne ou vice-versa (para dentro do tacho do macarrão já sem água! :D )

:arrow: virar a "mistela" toda para o pirex besuntado e espalhem no topo queijo ralado, depois umas pitadinhas de oregãos por cima do queijo

:arrow: levar o material todo a gratinar no forno, a +/- 140º durante 10min... talvez mais, talvez menos.. é até o queijo corar ao vosso gosto...


e pronto..
parece complicado, mas é algo que em 30~40min já estão á mesa a comer 8)​

NOTA: isto é quantidade para 4/5 pessoas ;)

Sim senhor oh AgA gostei desta receita, um dia destes vou faze-la, é simples e nao demora muito tempo a fazer :D

se souberes mais mete ai :p
 
E já que estamos quase quase no S. João fica aqui um petisco extremamente simples e super saboroso para acompanhar as sardinhinhas ;)


Pimentos (bem) Avinagrados


INGREDIENTES:

Pimentos, muitos, verdes e vermelhos
Azeite
Vinagre
Alho (faz toda a diferença)
Sal e pimenta


PREPARAÇÃO:

Assar os pimentos e arranja-los devidamente. Cortar em tiras. Deixar arrefecer totalmente.

Preparar o molho misturando bem o azeite, o vinagre (a gosto, mas fica bem com bastante), o alho picado muuuuiiiito finamente ou bem esmagado, o sal e a pimenta. Deixar repousar para absorver bem o sabor do alho. Provar e rectificar temperos.

Verter sobre os pimentos e misturar muito bem.

Pronto a petiscar! ;)

E no final lutar desesperadamente para manter o wochi longe da mesa :D:D:D:D:D:D:D
 
Tópico Fabuloso :D :D

Já fiquei com agua na boca... digo-vos já que n sou mto dedicado á cozinha (para n dizer nada dedicado), só curto assar na brasa... amanha tenho 50sardines para assar! :assobio::assobio:

já a minha patroa.... é uma maquina na cozinha :D (e n só) e tem um blog de culinaria

http://atrofatemcozinheira.blogspot.com/

podem dar lá um salto, que tem mta coisinha boa!!!!

cumps
 
Back
Top